Robert Nesta Marley, mais conhecido por Bob Marley, morreu há 30 anos. Ficaram mais de 200 milhões de discos vendidos, 11 álbuns, 11 filhos e um legado universal. O “rei do reggae” morreu em Miami, vítima de cancro, aos 36 anos.

Durante a sua vida defendeu a paz, a liberdade e a emancipação. Adepto do movimento Rastafari, o artista começou a carreira musical em 1962, quando gravou dois singles que não lhe deram qualquer reconhecimento. Só em 1972 o sucesso acabaria por chegar, alcançando a venda de mais de 200 milhões de discos.

Um verdadeiro apaixonado pela vida, Bob Marley deixou 11 filhos, apesar de apenas cinco serem da sua legítima esposa, Rita Marley. Ainda hoje, os seus descendentes lutam por manter a sua filosofia viva, espalhando o reggae pelo mundo.

Mas a verdade é que o legado vai muito para além dos filhos. Bob Marley mostrou ao mundo um estilo de música que vai ser para sempre associado à sua figura e imitado por quem se revê no homem das rastas que dizia para não nos preocuparmos pois “cada pequena coisa, vai ficar bem”.

A marcar os 30 anos da morte do artista, Lisboa e Porto vão receber espectáculos em sua homenagem. Os norte-americanos Groundation vão dar dois espectáculos em Portugal. O primeiro é esta sexta-feira, no Coliseu de Lisboa, e o segundo realiza-se sábado, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. A praia do Areinho também vai ser palco de um tributo a Bob Marley, recebendo o festival “Reggae Fest”, a 17 e 18 de Junho, que tem como lema “Tribute to Freedom”. O evento leva ao palco nomes como Terrakota, Julian Marley, Dun Inc e Max Romeo, entre outros.