A nova imagem surge no âmbito do 93º aniversário da Universidade do Porto.
O projecto foi pensado há mais de um ano e a nova cara da UP já está nas ruas. Procurando uma imagem menos formal, o novo logótipo surge com dois objectivos: fortalecer a representação externa da instituição e promover a coesão interna de todas as faculdades dispersas pela cidade.

Simples, sóbria e jovem

A principal preocupação ao criar uma imagem renovada foi promover a unidade da instituição. Constituída por 14 faculdades e uma escola de pós-graduações, a universidade encerra culturas e estratégias de funcionamento diferentes.

Segundo o reitor, Novais Barbosa, a renovação da imagem “passa por criar uma unidade em torno da universidade, uma entidade una”.

Um dos “designers” responsável pelo novo logótipo, Rui Mendonça, referiu que a imagem criada tenta estabelecer uma abrangência e equilíbrio entre os diferentes elementos que constituem a universidade.

O novo logótipo concilia um elemento comum à universidade, o UPorto, com as marcas personalizadas de cada instituição. São os símbolos das faculdades que dotam o novo símbolo de uma dinâmica própria ao conceito de unidade da Universidade do Porto.

“UPorto” tenta fazer a “passagem para situações mais contemporâneas, mas não desligadas do passado”. Caracteriza-se pela simplicidade do traço, fácil memorização e sobriedade. Nas palavras do designer, tentou-se “associar a imagem da universidade à alegria, à inovação, à primavera”.

Novo logo bem aceite

Rui Mendonça considera que os alunos aceitaram bem a ideia de uma nova imagem. Apesar de não terem sido directamente consultados sobre a criação de uma nova cara para a universidade, “a adesão foi óbvia e entusiasta”.

Os alunos pediram já a criação de uma imagem para camisolas que seriam usadas para festas e manisfestações académicas.

Imagem tradicional

A Imagem da Minerva, antigo símbolo da universidade, não desaparece por completo. Usada desde 1937, o símbolo foi retocado e será usado para documentos institucionais e “nobres”.

Mantendo os traços originais, definidos no inicio do século XIX, a renovação do símbolo recupera dois elementos fundamentais: A divisa latina da universidade, “Virtus Unita Fortus Agit”, e as duas datas mais significativas – 1762, criação dos estudos públicos no Porto; e 1911, data da fundação da universidade.

Teresa Oliveira dos Santos