Depois da tragédia do Prestige, investigadores dizem que esta pode ser uma nova esperança para o meio ambiente.

A novidade é explicada no site da revista científica “Nature“. O método baseia-se na utilização de pó de ferro, que é espalhado nas aves sujas com fuelóleo. Esse pó mistura-se com o óleo graças a forças electroestáticas, e ambas as substâncias são depois removidas com ímanes fortes que, através de forças electromagnéticas, conseguem remover a mistura das penas das aves.

De acordo com o site da “Nature”, este novo método ainda não foi testado em animais vivos, mas a equipa de John Orbell, da Universidade de Vitória em Melbourne, acredita que a técnica possa vir a ser mais desenvolvida. Para já, os testes ficam-se pelas experiências feitas em animais mortos de duas espécies: patos selvagens (Anas platyrhynchos) e pequenos pinguins (Eudyptula minor). Os resultados foram animadores: os investigadores conseguiram remover até 98% das substâncias contaminantes dos animais, como referiu John Orbell à revista “Marine Pollution Bulletin”.

No entanto, a percentagem de fuelóleo que não é possível remover das aves pode fazer com que as penas percam impermeablidade, acabando por deixar entrar água. Se isto acontecer, as aves podem morrer de hipotermia.

Método menos prejudicial e mais barato

Quando há um derrame de fuelóleo, o procedimento mais habitual é limpar as aves com detergentes à base de fosfatos. A grande desvantagem deste método é que esses produtos são poluentes. Além disso, a limpeza de cada ave pode demorar cerca de uma hora, e normalmente é um processo difícil para os próprios animais.

A utilização de pó de ferro acaba por sair mais barata e muito menos prejudicial para o ambiente. Além disso, é um processo menos doloroso para os animais. Na opinião de Paul Kelway, do Fundo Internacional para o Bem Estar Animal, “qualquer método que torne as coisas mais rápidas e baixe o stress dos animais é uma coisa boa”.

De acordo com a revista “Nature”, estes investigadores esperam também conseguir desenvolver um método baseado num dispositivo portátil, que permita limpar as aves na própria praia, evitando retirar os animais dos seu habitat.

Ana Correia Costa