O que podemos esperar da nova RTP?
Não tenham dúvidas que vão ter uma RTP bastante mais jovem, virada para os jovens. Acho que ontem [na inauguração das novas instalações] terminou a homenagem que tínhamos de fazer, com a dignidade que tínhamos de fazer, ao que foi antigamente, prestando homenagem àqueles que muito trabalharam para a RTP. Hoje começamos uma nova RTP. Em Setembro, eu creio que a ficção, os documentários, os programas infantis e juvenis em português serão aquilo que será necessário para o público, que paga uma taxa e que tem direito a ter a coisas portuguesas e não só estrangeiras.

Quarenta anos a realizar. Como é agora “realizar” uma grelha nova? Há muitas diferenças?
Uma grelha nova é mais complicado porque eu trabalho numa grelha nova com pouco dinheiro. Mas continuo a dizer que não é uma questão financeira que falta à RTP. É uma questão de criatividade e de equipa. De estar tudo a dirigir para o mesmo lado.

O que é que os estudantes de Jornalismo podem esperar da nova RTP?
Sem dúvida nenhuma, para começar, o Centro de Formação vai ser aberto. Já proximamente. Portanto, isso é fundamental. Grande parte dos nossos técnicos, e não só, por exemplo dos países de expressão portuguesa, foram preparados pela RTP. Vamos abrir sem dúvida nenhuma, dentro de quatro meses, o que dá a possibilidade de todos os jovens estagiarem junto da RTP e trabalharam para a RTP. Não vão pensar que eu não vou renovar alguns dos quadros e meter jovens com outras ideias.

O centro de formação vai abrir em Lisboa ou no Porto?
Em Lisboa e no Porto.

O cabo vai ser um novo terreno a explorar pela RTP. O que nos pode contar sobre esses novos projectos?
A RTP estará na primeira linha com este novo estúdio e com tudo digitalizado. E também as privadas, atenção! Para que haja uma nova televisão. Eu creio que dentro de 10 anos, o director de programas é o público. Eles escolherão o conteúdo que querem. O director de programas é um homem que encaminha mais ou menos, mas o director verdadeiro é aquele que tem o comando na mão.

Que mensagem gostaria de passar para todos aqueles que sonham com o mundo das notícias?
Eu devo dizer que é o mundo mais bonito que se pode imaginar. Não há nada que se possa comparar. Tenho 40 anos de televisão e tornava a fazer tudo o que fiz, sem renegar nada do que fiz. É uma outra família, dentro da própria família. Não desistam. É muito duro, muito duro, mas é a carreira mais bonita que podem imaginar. Encontramo-nos na RTP!

Daniel Vaz
Hugo Correia