O presidente da Câmara Municipal do Porto apresentou, em conferência de imprensa o projecto «Porto, Cidade da Ciência», integrado no «VivaCidade». Actualmente, a autarquia tem um projecto social em marcha, o «Porto Feliz» ao qual se junta, agora, o projecto específico «Porto, Cidade da Ciência».

Rui Rio adiantou as três vertentes do «Porto, Cidade da Ciência» que se resumem, fundamentalmente, à criação de uma marca nacional e internacional para que o município seja visto como uma cidade da Ciência, a distribuição de folhetos e edição de livros científicos e determinação de roteiros da Arte e da Ciência.

A direcção científica ficará, à partida, a cargo de Carlos Mota Cardoso, Sobrinho Simões, Maria de Sousa e Cândido Agra, nomes consagrados da Ciência e da Cultura.

113 mil euros anuais

A Câmara referiu que 5% da taxa de publicidade serão entregues à Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto. Em números concretos, esta percentagem representa, neste momento, cerca de 113 mil euros num total de 2,3 milhões de euros de fundos publicitários.

O «Porto, Cidade da Ciência» é composto por um conselho de opinião e por três consultivos. O primeiro está responsável por projectos comuns, o último por projectos específicos.
«Memória do Passado», «Cidadãos Honorários» e «Roteiro da Arte e da Ciência» são os três projectos que o conselho de opinião tem a seu cargo. Já os conselhos consultivos desenvolvem três projectos específicos, nas áreas das Ciências da Vida, Sociais e Humanas e Ciências Exactas e Tecnológicas. Em cada um daqueles conselhos, jovens cientistas terão a oportunidade de serem acompanhados por ilustres da área.

Nomes reconhecidos

O Reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa, o arquitecto Siza Vieira, o investigador Sobrinho Simões, o especialista em criminologia Cândido Agra, o escritor Mário Cláudio, o escultor José Rodrigues e o professor Eugénio de Oliveira, especialista em inteligência artificial, são alguns dos nomes que constam na lista de fundadores do «Porto, Cidade da Ciência».

Ana Correia Costa
Andreia Abreu

Foto: André Morais