Os «100 compromissos para uma política de família» fazem parte de um plano apresentado pelo Governo no dia 22 de Março e que deverá ser posto em prática até 2006. Entre as medidas está o apoio às famílias que mantenham os idosos em casa, a introdução da tarifa familiar de água, a reforma parcial (que permite que as pessoas se reformem mais cedo) e a prioridade no acesso às creches das crianças cujos pais se encontrem a trabalhar.

Fernando Ribeiro e Castro, presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), diz que a intenção do Governo é de louvar, mas acusa o Ministro da Educação, David Justino, de tomar medidas que desrespeitam a liberdade de opção educativa e formativa (25º). Segundo Fernando Ribeiro e Castro, a entrevista que David Justino deu na semana passada foi “fortemente contra o «cheque de ensino» e pôs em causa a liberdade de escolha do sistema educativo”.

A família tem um papel fundamental na sociedade

Para Fernando Ribeiro e Castro “a família é o elemento base da sociedade” e “esta será sempre mais forte quanto maiores forem as famílias”. O presidente da APFN acredita que esta é a melhor forma de combater a fragilização familiar: “hoje em dia o que nós vemos é que há cada vez menos crianças e jovens mas curiosamente mais problemas com eles”. Isto porque “há cada vez mais crianças e jovens que não são educados pelo pai e pela mãe e isso depois tem reflexos negativos”.

“A família portuguesa é algo que não existe”

Fernando Ribeiro e Castro afirma que em Portugal “há de tudo: famílias grandes, famílias pequenas, famílias mais felizes, famílias menos felizes” e que “isso é muito positivo”. Para o presidente da APFN o principal problema da sociedade actual é que “grande parte das famílias estão convencidas que são semelhantes ao modelo que aparece nas revistas”. Assim, “vão vivendo a identidade de outros e têm dificuldades em descobrir a sua”. No entanto acrescenta que “só são felizes quando a descobrem a sua identidade própria”.

A APFN e o Dia Internacional da Família

“Ao contrário de anos anteriores a APFN tem vindo a desenvolver várias iniciativas ao longo do ano”, refere Fernando Ribeiro e Castro. Destas o ponto mais alto, no entender do presidente, foi o Congresso Europeu de Famílias Numerosas realizado no dia 27 de Março. Mas a associação vai também assinalar a data de 15 de Maio, ao marcar presença no Parque Expo, em Lisboa, onde vai distribuir balões às crianças. Segundo Fernando Ribeiro e Castro a associação decidiu estar presente neste local para mostrar o seu agrado face à iniciativa do Oceanário de lançar o bilhete de família.

O que é a APFN?

Segundo o presidente, o objectivo principal da APFN é “limpar do país todas as disposições que existem contra as famílias” e que “incentivam as pessoas a não ter filhos”. Fernando Ribeiro e Castro fala em tarifas de água e casas que são tanto mais caras quanto maior a dimensão das famílias e diz que é contra estas limitações que a associação se propõe lutar, de forma a criar melhores condições para as famílias, nomeadamente as numerosas.

Andreia Parente