A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) organiza, pela sexta vez, no Pavilhão Rosa Mota e nos jardins do Palácio de Cristal o certame que é um dos maiores de sempre, reunindo um total de 131 stands, entre editores, distribuidores e entidades oficiais.

“Mais uma vez, a APEL leva a cabo aquele que é um dos maiores eventos culturais da cidade do Porto. Será ainda maior do que a edição anterior, e promete ser, pela sua dimensão e iniciativas culturais paralelas, mais uma grandiosa festa do livro e da leitura”, afirma, a propósito, Francisco Madruga, da Direcção da APEL.

A Feira do Livro do Porto tem vindo a registar um número “sempre crescente” de participantes, apesar da crise económica. Este ano há um total de 89 expositores: são 78 as editoras participantes, em conjunto com duas distribuidoras, quatro crediários, quatro instituições, entre as quais, a Câmara Municipal do Porto e um banco.

São esperados cerca de 300 mil visitantes, número que este ano pode vir a ser aumentado, dado o grande afluxo de visitantes à cidade do Porto, a propósito da realização do Euro 2004.

O objectivo do evento é “sensibilizar o público para o prazer da leitura e a possibilidade de encontrar no mesmo local a maior oferta de obras em língua portuguesa, a preços mais competitivos”, explica Francisco Madruga.

A Feira dispõe de uma área total de cerca de 3.500 metros quadrados, entre o Pavilhão Rosa Mota e a tenda exterior, que este ano foi aumentada com mais 150 metros quadrados, para acolher maior número de stands. A oferta inclui mais de 70 mil livros, expostos em mais de cinco quilómetros de prateleiras.

Tal como nas edições anteriores, a Feira contará com um Café Literário, no interior do Pavilhão Rosa Mota, um espaço onde decorrerão as principais iniciativas que compõem o programa cultural paralelo e onde os visitantes poderão ler, tomar um café, ou simplesmente descansar, e com uma Biblioteca Infantil, onde também decorrerá um diversificado programa lúdico para atrair os jovens leitores.

Pela primeira vez, a Feira do Livro do Porto vai dispor de um site próprio (www.feiradolivrodoporto.pt), onde o público poderá consultar toda a informação disponível sobre o certame, actualizada diariamente: livros do dia, programa cultural; horário, destaques do dia, notícias, entre outros.

A Feira funciona de segunda a sexta-feira, às 16 horas; sábados, domingos e feriados, às 15 horas (nos dias 26 de Maio e 1 de Junho, a abertura será às 10 horas para visitas de escolas) e encerra de domingo a quinta-feira, às 23 horas; sextas-feiras, sábados, vésperas de feriados e último dia, às 24 horas.

Andreia Abreu