Jogar feio e ganhar é típico dos italianos. As tácticas defensivas são há muitos anos preferência dos técnicos italianos. Trapattoni não foge à regra. “Não gosto de arriscar muito”, afirma. Jogar desta forma faz com que grandes jogadores italianos como Totti, Vieri, Fiore ou Del Piero se eclipsem, por vezes, na selecção. Tudo em prol dos resultados que, por norma, são positivos.

Desde 1982 que a Itália não ganha um título internacional. Já por três vezes que estiveram perto mas nunca conseguiram dar o passo decisivo. Há quatro anos, o amargo de boca foi maior. Mais de 80 minutos em vantagem e o consentir do empate fora do tempo regulamentar. O pior estava para vir. No prolongamento, a França derrotou a Itália. A equipa não mudou muito desde aí. Dois terços dos jogadores estarão novamente no Europeu. A vontade de vencer e o sentimento de vingança é grande. Será que vão “matar o borrego”?

A Estrela

Totti.jpg

TOTTI – Há quem diga que será o próximo galáctico do Real Madrid. Francesco Totti é o símbolo da selecção italiana de hoje e um dos melhores jogadores do Mundo. Nele residem grande parte das esperanças dos italianos em conquistar um título internacional que só ganharam em 1968, a jogar em casa.

Dotado de grande polivalência, é atrás do ponta de lança que Totti se sente melhor. Dono de uma apuradíssima técnica individual, Totti inventa lances de golo com a mesma facilidade com que os concretiza. É um avançado moderno, senhor de bom remate, precisão de passe e muita técnica. Vários atributos que fazem dele um jogador completo e um dos mais alvos apetecíveis do próximo defeso.

A Revelação

Pirlo.jpg

PIRLO – Quando surgiu no Inter, muitos lhe apontaram características idênticas às de Roberto Baggio. Talvez a responsabilidade de suceder a “Il Codino” tenha sido um fardo pesado demais para Pirlo, que no Inter nunca se afirmou. A mudança para o rival AC Milan foi uma surpresa, mas foi lá que Pirlo atingiu o estrelato.

Adaptado a uma nova posição, um pouco entre o tradicional n.º 10 e o médio defensivo, Pirlo começou a render dividendos ao Milan e assume-se hoje como um dos seus mais influentes jogadores. É um criativo mas também trabalha defensivamente. Senhor de uma visão e capacidade de passe notáveis, Pirlo tem também especial apetência para os lances de bola parada.

O Seleccionador

trapattoni.jpg

GIOVANNI TRAPATTONI
Idade: 65 anos
País: Itália
Carreira como treinador:

Títulos conquistados: 6 Campeonatos italianos, 2 Taças de Itália, 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental, 1 Campeonato alemão

Itália

italia_2.jpg
1
GR
2
DD
3
DE
4
DC
5
DC
6
MC
7
MC
8
MC
 Perrotta
9
PL
10
AC
11
MC
 Pirlo
André Morais