A Letónia é dos mais jovens países europeus. Disputou a primeira qualificação aquando do Mundial1994. Os seus resultados foram sempre medíocres, o que torna ainda mais surpreendente a presença deste pequeno país em Portugal. A chegada de Alexandrs Starkovs ao comando técnico da equipa ditou mudanças surpreendentes. Starkovs foi treinador do Skonto Riga durante onze épocas consecutivas. Bateu o record europeu porque ganhou os onze campeonatos!!

Em Portugal a Letónia não tem grandes aspirações. Os seus jogadores têm, na grande maioria, pouca expressão a nível internacional e provavelmente nem eles esperariam consequir o apuramento. No grupo mais forte do campeonato (Holanda, Alemanha e Rep.Checa), fazer um ponto já seria um feito digno de registe.

A Estrela

Pahars.jpg

PAHARS – Forma com Verpakovskis a dupla de avançados da selecção outsider do Europeu. Faz todas as posições do meio campo ofensivo, mas é mais à frente que se costuma destacar. No Southampton, clube onde joga, Pahars é utilizado muitas vezes como médio esquerdo.

É o jogador letão com mais experiência internacional. Isso faz dele um exemplo e um ponto de referência à restante selecção. Esta época teve algumas lesões e não participou nos encontros decisivos da qualificação, tendo perdido alguma preponderância para Verpakovskis. Contudo, a sua velocidade, técnica e remate fazem dele o mais perigoso jogador da Letónia.

A Revelação

Verpakovskis.jpg

VERPAKOVSKIS – Foi o herói da Letónia na qualificação para o Europeu. Marcou o golo decisivo na Suécia que carimbou o passaporte dos letões para Portugal. Como se isso não bastasse, no play-off contra a Turquia voltou a marcar, e por duas vezes. Verpakovskis é o nome do goleador máximo da Letónia. Marcou oito golos no apuramento, incluindo os decisivos, que o catapultaram para a categoria de herói nacional.

É um jogador polivalente. Pode jogar atrás do avançado e a médio direito. É, no entanto, a avançado que se sente melhor. Não como ponta de lança fixo, mas mais como um jogador deambulante que procura estar sempre no raio de acção da bola. É rápido e muito tecnicista. Para além disso é muito trabalhor, a que não estará alheio o facto de também já ter sido médio.

O Seleccionador

Starkovs.jpg

ALEXANDRS STARKOVS
Idade: 48 anos
País: Letónia
Carreira como treinador:

Títulos conquistados: 11 Campeonatos da Letónia consecutivos

Letónia

letonia_2.png
1
GR
2
DD
3
DE
4
DC
5
DC
 Stepanovs
6
MC
7
MD
8
MC
9
AC
10
AC
11
ME
André Morais