Apesar de inserida num grupo difícil, a Rep.Checa assume-se como candidata a revelação do torneio. Revelação, apenas porque o seu nome não é tão “pesado” como França, Alemanha ou Itália. Para quem conhece bem a selecção da ex-Checoslováquia, uma eventual vitória no Europeu seria, mais do que uma surpresa, uma confirmação.

Karel Bruckner conduz uma equipa que procura redimir-se do insucesso das últimas grandes competições internacionais. Desde 1996 que os checos não conseguem nenhuma classificação digna de registo. Parece tradição a Rep.Checa fazer apuramentos soberbos e ter pouca sorte nas fases finais. Estarão Nedved, Koller ou Rosicky dispostos a que a história se repita?

A Estrela

Nedved.jpg

NEDVED – Era para muitos apontado como o principal candidato a melhor jogador do Mundo do ano de 2003. Zidane ganhou o prémio FIFA, mas Nedved “vingou-se” vencendo o troféu da France Football. A época 2002/2003 foi de sonho para Nedved. As grandes exibições eram uma constante. Pela Juventus venceu o campeonato e chegou à final da Liga dos Campeões onde, por estar castigado, não participou. A “vecchia signora” perdeu…

É complicado destacar-lhe atributos. É um jogador completo, que joga tão bem como médio esquerdo, médio centro ou n.º10. Criatividade, remate forte e colocado, visão de jogo assinalável, técnica muito apurada e uma resistência fora do vulgar são algumas das características fortes que se lhe podem atribuir. Mas há outras.

A Revelação

Baros.jpg

BAROS – Não joga no Liverpool com a regularidade que desejaria. Problemas com a licença de trabalho e, posteriormente, com lesões atrapalharam a adaptação de Baros aos “reds”. É quase sempre suplente, mas marca muitas vezes nessa condição. Bom porte físico e velocidade são características de Baros, que se destaca também por jogar de igual forma com qualquer um dos pés.

Deu nas vistas no Europeu de Sub21 de 2002, onde praticamente guiou a sua selecção à final. Desde aí não mais deixou de ser chamado para a selecção A, onde com Koller forma uma dupla atacante que no conjunto vale cerca de 4 metros e 200 Kg.

O Seleccionador

Bruckner.jpg

KAREL BRUCKNER
Idade: 62 anos
País: Rep.Checa
Carreira como treinador:

Títulos conquistados:

Rep.Checa

repcheca_2.jpg
1
GR
2
DD
 Grygera
3
DE
4
DC
 Ujfalusi
5
DC
6
MC
7
MD
8
MC
9
PL
10
ME
11
PL
André Morais