O que são os créditos ECTS, os cursos de especialização complementar e o Suplemento ao Diploma.

Créditos ECTS – É uma das imposições de Bolonha em matéria de avaliação de alunos. Até 2005, tem que estar definido um modelo para a implementação do sistema de créditos ECTS. Introduzir este sistema representará uma mudança fundamental na forma de avaliar os alunos. O sistema actual analisa as cargas de trabalho dos alunos pelo número de horas teóricas, teórico-práticas e práticas. A concepção de Bolonha é outra: avalia qual a carga de trabalho que um dado curso tem, incluindo as horas de contacto dos alunos com os professores, as horas de trabalho de campo, as horas de estudo em casa e também a participação em actividades culturais e desportivas complementares.

Cursos de especialização complementar – Trata-se de formações adicionais, importantes para a profissão e conferentes de diploma. Estes cursos poderão ser feitos no final do 1º ciclo de formação (cursos de especialização complementar) ou no fim do 2º ciclo (cursos de especialização complementar avançada) e funcionarão na forma de módulos de curta duração. Tanto podem ser frequentados por jovens que estão no ensino superior, como por pessoas que já estão nas suas actividades profissionais.

Suplemento ao Diploma – É um elemento adicional ao diploma de formação dos alunos. Vai ser obrigatório e estará escrito em inglês e em português. Nele constará claramente o percurso do aluno enquanto esteve no ensino superior. Por isso, este documento incluirá informações várias, como o tipo de actividades em que os alunos participaram ou se pertenceram à associação de estudantes, por exemplo.

Andreia Fonseca