Continuam os assaltos na zona da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP). A direcção da FEUP reúne-se na próxima quarta-feira, 9 de Março, para decidir sobre a proposta feita pelos alunos para aumentar a vigilância. “Estamos confiantes que as nossas reivindicações irão ser satisfeitas”, afirma o vice-presidente da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), Filipe de Almeida .

Contratar mais um vigilante para o parque, aumentar a luminosidade da área circundante da faculdade e pedir um reforço de patrulha policial são as principais exigências. “Os alunos têm que se sentir seguros e nós pedimos para que uma parte das nossas propinas seja utilizado para pagar o aumento de vigilância”, diz Filipe de Almeida.

Outra proposta passa pela limitação do acesso aos edifícios da faculdade através do uso de cartões pessoais. “O objectivo é obviamente um maior controlo das entradas nos nossos edifícios, de forma a evitar que pessoas extra-faculdade possam entrar”, explica o vice-presidente da AEFEUP, admitindo, no entanto, desconhecer o investimento necessário à realização dessa medida.

Estas reivindicações vêm no seguimento de uma vaga de assaltos na zona próxima da FEUP e até mesmo dentro dos edifícios. “Houve assaltos a carros, vandalismos vários e até um espancamento”, testemunha Filipe de Almeida, “além de várias pessoas terem sido já assaltadas”.

Apesar de, depois de noticiada pela comunicação social, a situação ter melhorado, os alunos da FEUP continuam preocupados com as pessoas suspeitas que continuam a rondar as instalações da faculdade, provavelmente provenientes “de um bairro complicado situado perto da faculdade”, diz o vice-presidente da AEFEUP.

Miguel Conde Coutinho