Depois de ter passado pela Figueira da Foz e por Lisboa, o espectáculo de bailado “Cinderela”, do Moscow Classical Ballet, uma das mais importantes companhias russas, chega hoje, terça-feira, ao palco do Coliseu do Porto.

Todo o encanto de uma história que faz parte da formação de gerações é agora adaptado ao ballet. Inspirado no tradicional conto da “Cinderela”, o compositor Sergei Prokofiev concebeu um espectáculo que conjuga a forma habitual dos grandes bailados clássicos com o estilo único da companhia do Grand Moscow Classical Ballet de Kassatkina-Vasilyov. De acordo com a crítica, “Cinderela” apresenta-se destituído de maneirismos próprios do género.

No papel de Cinderela está Ekaterina Berezina, uma das bailarinas mais conceituadas do momento. O príncipe é interpretado por Viadimir Mouravliev, premiado em competições internacionais e vencedor do “USA Festival of Art”. A par do habitual lirismo, presente nas interpretações destas personagens, o bailado tem também um lado cómico trazido pelas personagens das irmãs e da madrasta.

Uma companhia inovadora

Com um elenco de 63 bailarinos, a companhia de Moscovo é considerada, actualmente, como uma das mais importantes da Rússia. O sucesso, dizem os críticos, deve-se, sobretudo, aos actuais directores artísticos (e coreógrafos) da companhia, Natalya Kassatkina e Vladimir Vasilyov. A criação de um estilo próprio, resultante de uma fusão do ballet tradicional com características da dança moderna, valeu-lhes o reconhecimento de inovadores no estilo.

Andreia Barbosa