Espinho prepara-se para mais um FEST. De 20 a 27 de Março, a cidade abre as portas à segunda edição do festival que pretende divulgar o cinema dos sub-30 que não chega às salas de cinema, sobretudo o nacional.

O evento contempla 10 sessões competitivas nas áreas de ficção, experimental, animação e videoclips e cinco sessões em documentário, um total de 90 filmes seleccionados entre 431. Dos filmes em competição, 37 são portugueses e a maioria são curtas-metragens.

Nas 8 sessões de antestreias, também a decorrer são exibidos “Amazing Grace: Jeff Buckley”, “The Most Gigantic Lying Mouth of all Time” dos Radiohead, “The Bikini Bandits” de Steven Grasse, “Stupidity” do documentarista Albert Nerenberg, “Jandek on Corwood” de Chad Friedrichs e “When I grow up I’ll be a kangaroo” do servo Radivoje Andric. A cerimónia de abertura apresentará “Birth – O Mistério”, realizado por Jonathan Glazer e com a participação de Nicole Kidman, Cameron Bright e Lauren Bacall, entre outros.

O festival terá ainda uma componente de formação que contará com a presença dos especialistas Martin Dale, em argumento, António Sá, em fotografia, e Albert Nerenberg, em documentário.

Pela primeira vez, o FEST promove o Encontro de Estudantes de Imagem em Movimento, de 21 a 26 de Março, para promover câmbios de informação na área cinematográfica e de criação de imagem em movimento.

Depois de dado o primeiro passo no ano passado, o objectivo agora é “ter as salas cheias”, revela Filipe Pereira, director do festival. “Queremos aproximar o cinema do público”, continua.

A organização do FEST goza do apoio de todas associações de estudantes de escolas de cinema portuguesas. O júri ainda não foi revelado.

Milene Marques