Uma evolução na continuidade. Assim se parece definir a programação já conhecida para o Fantasporto 2006. Na programação do festival fantástico destacam-se várias retrospectivas, como uma do cineasta e produtor Luc Besson, vencedor do Fantasporto em 1984 com o filme “Le Derner Combat”.

Destaque também para uma retrospectiva da Sétima Arte vinda da China, com uma referência especial ao cinema Mainland China. Prevê-se ainda uma mostra do cinema expressionista alemão, de Fritz Lang a Murnau. Por confirmar está outra mostra dedicada ao Cinema Australiano do século XXI e uma homenagem ao cinema de comédia italiano, dependente do número de salas.

Em 2006, o “Fantas” mantém as secções oficiais do festival: “Cinema Fantástico”, “Semana dos Realizadores”, “Orient Express”e “Anima-te”, esta com uma retrospectiva do cinema de animação coreano. Novidade é a secção “Love Connections”.

“Porto em Curtas” apresentará, para além de um panorama do cinema português, mostras sobre os cineastas belgas Bruno & Helène Forzani, Cristophe Van Rompaey, o cinema canadiano e o cinema francês fantástico.

Os mesmos espaços

O grande auditório do teatro Rivoli volta a exibir os filmes em competição. O pequeno auditório apresentará parte das retrospectivas e complementará as secções competitivas. Por confirmar estão as projecções das secções competitivas no Passos Manuel e no Cinema Batalha. As salas do AMC Arrábida manter-se-ão na programação. O Teatro Sá da Bandeira poderá voltar a ser palco da segunda edição do “Fantas Sound”.

Paralelamente, serão realizados debates, colóquios, workshops, feiras do livro de cinema, de DVD e um leilão de artes plásticas.

Carina Branco