A população da cidade do Porto tem hábitos sedentários: apenas dois em cada dez habitantes desenvolvem actividades físicas nos seus tempos de lazer, conclui um estudo elaborado pelo Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Estes são os primeiros resultados divulgados de um estudo desenhado para detectar factores de risco de doença na cidade do Porto. E, de acordo com Ana Santos, uma das responsáveis pela elaboração da pesquisa, “são valores assustadores.” A maior parte dos 2500 indivíduos incluídos na amostra “prefere passar os tempos livres sentada no sofá a ler, ver televisão ou a jogar computador. À pergunta: pratica algum desporto? A maior parte respondeu: não”. A falta de exercício físico pode contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

“Quando falamos de actividade física, não estamos a falar necessariamente de ir para o ginásio, fazer desporto regular ou inscrever-se em algum tipo de academia”, esclarece investigadora. E acrescenta que “a maior parte das recomendações em relação à protecção cardiovascular prende-se com a necessidade das pessoas caminharem de forma moderada regularmente, durante pelo menos meia-hora, todos os dias”.

Para Ana Santos, para prevenir as doenças cardiovasculares nem sequer é preciso muito esforço físico nem monetário: “basta ter força de vontade e também criar o hábito de fazer desporto e sentir-se bem por fazê-lo.”

Anabela Couto