O médico Jorge Catarino será o candidato socialista à Câmara Municipal da Maia. É uma tentativa de regressar ao lugar que ocupou durante um mandato nas primeiras eleições após o 25 de Abril.

Em declarações ao JPN, Catarino revela que o Partido Socialista (PS) pretende apostar nas áreas “da segurança, transportes e acima de tudo, na área social” e considera que a autarquia está “órfã”, após a morte, em 2002, de José Vieira de Carvalho, do PSD, cujo carisma é reconhecido pelo candidato socialista. Jorge Catarino admite que “o doutor Vieira de Carvalho tinha um eleitorado próprio, transversal aos partidos”, mas considera que é altura de mudar. A aposta agora é, segundo Catarino, a de “viver menos de lideranças carismáticas e mais de projectos”. O candidato mostra-se ainda interessado em integrar esses projectos num grande objectivo comum da Área Metropolitana do Porto, liderado por Francisco Assis.

Jorge Catarino refere que “este projecto nasceu há três anos”, curiosamente, o ano da morte do anterior autarca. Bragança Fernandes, vice-presidente da autarquia até então, assumiu a liderança da câmara, até agora, não tendo ainda confirmado se será o candidato da coligação PSD/PP às próximas autárquicas.

Carlos Luís Ramalhão