Até sábado, o palco do Rivoli recebe a energia da música celta de Portugal, Espanha e Irlanda.

Depois de dois dias na Praia da Vitória, nos Açores, no início deste mês, as ondas sonoras célticas voaram de novo para o continente e preparam-se para os dois primeiros concertos no Porto, já hoje.

Susana Seivane vem da Galiza com a sua gaita-de-foles, depois de ter já actuado com sucesso nos Açores. Esta gaiteira galega lançou o seu primeiro trabalho em 1998 e apresenta neste espectáculo o terceiro da sua carreira, “Mares de Tempo”, em que canta pela primeira vez.

Na primeira parte da noite, com início marcado para as 21h30, vão actuar os portugueses Quadrilha, grupo fundado em 1991 e que alia a tradição musical portuguesa aos sons celtas, com os quais o grupo se identifica.

A segunda noite de Festival Intercéltico do Porto (FIP) vai ser marcada pelas actuações dos portugueses Galandum Galandaina, difusores das tradições musicais de Terras de Miranda, e dos irlandeses North Cregg, que misturam os suas raízes com as escocesas.

No sábado, o Rivoli acolhe os madeirenses Xarabanda e encerra a passagem pelo Porto da edição deste ano do festival com os Danú, da Irlanda.

As extensões do festival só terminam domingo e incluem espectáculos em Lisboa (Danú hoje e Luar na Lubre amanhã), Montemor-o Novo (Luar na Lubre sábado e Danú domingo), e Arcos de Valdevez (Quadrilha amanhã e North Gregg sábado).

Letícia Amorim