Iniciaram-se no mundo da moda aos 17 anos. Ann Li, agora com 19, foi inscrita numa agência de modelos há dois anos atrás. “A minha mãe inscreveu-me num concurso sem eu saber de nada e chamaram-me. Foi na altura do meu aniversário e ela disse que era o meu presente”, afirma a manequim. Já Nádia Lopes entrou no mundo da moda pelas mãos da estilista Fátima Lopes. “No final de uma Moda Lisboa fui pedir um autógrafo à Fátima Lopes e ela chamou-me para a agência dela”, declara a modelo.

Para as duas manequins estar no Portugal Fashion é um sonho tornado realidade, aliado ao enorme prestígio que, segundo Ann Li e Nádia Lopes, o evento confere. Ann Li acrescenta que é também “um reconhecimento pelo trabalho” que as manequins fazem ao longo do ano. As modelos dizem que a moda é uma profissão, mas também uma paixão, embora reconheçam que em Portugal é difícil seguir uma carreira no mundo da moda. “Profissão em Portugal é difícil, mas paixão é, sim, como qualquer trabalho. Ninguém faz um trabalho bem feito se não tiver paixão”, afirma Ann Li.

O Portugal Fashion tem já um lugar cativo na moda internacional. As manequins justificam o sucesso com o esforço cada vez maior feito por todos os profissionais envolvidos no evento. Ann Li e Nádia Lopes afirmam que o Portugal Fashion tem muito sucesso a nível nacional e internacional porque os criadores, manequins e toda a organização “estão a dar cada vez mais”.

Andreia Ferreira