Um programa de inauguração feito sem limitações financeiras. É a proposta apresentada pela Casa da Música (CM) a todos os que quiserem visitar o “meteorito” da Boavista. O programa de abertura, a decorrer entre hoje e 24 de Abril, integra nomes sonantes como Lou Reed, estrela do pop/rock internacional que participa no concerto inaugural marcado para hoje à noite. Alfred Brendel é o nome consagrado da música clássica que pisa o palco da CM nestes dez dias. Joe Lovano é o único nome do jazz internacional a vir ao Porto.

Apesar da festa começar hoje, é só amanhã que se realiza a gala oficial com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio. A Orquestra Nacional do Porto (ONP), dirigida por Marc Tardue, faz as honras da casa com a apresentação da nova composição de Victorino d´Almeida.

A Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à realização de eventos musicais e foi um projecto desenvolvido no âmbito da Porto-2001/Capital Europeia da Cultura.

O que não ficou pronto a tempo

Apesar de já contar com quatro anos de atraso nas obras, dois dos múltiplos espaços da Casa da Música idealizados pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas não ficaram concluídos a tempo da inauguração: a loja de discos e o restaurante.

O projecto de execução e exploração do restaurante, uma área de aproximadamente 500 metros quadrados que monopoliza todo o último piso do edifício e permite o acesso à esplanada axadrezada, visível da Rua Júlio Dinis, ainda está em negociações, apurou o JPN.

A loja de discos, que não tem ainda qualquer mobiliário de apoio, vai situar-se no espaço exterior, por baixo da rampa virada para a Avenida da Boavista. No imaginário de Koolhaas, representa o resultado da vertiginosa queda do metafórico “meteorito Casa da Música” no local, abrindo brechas e lombas no chão.

Milene Câmara