A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar vão gerir um espaço que será construído no local onde se encontra actualmente a reitoria da Universidade do Porto.

Este projecto conjunto das duas faculdades permitirá uma maior rentabilização do espaço para além de economias de cerca de 10% através da utilização conjunta de laboratórios e instrumentos comuns às duas faculdades. Segundo Jorge Gonçalves, presidente do conselho directivo da FFUP, este projecto resulta de “dois anos de trabalho em conjunto. É um trabalho que pode servir de exemplo de como as instituições se podem aproximar e potenciar recursos”.

O espaço em conjunto permitirá no entanto a “manutenção da identidade que as duas instituições têm na Universidade do Porto”, refere Jorge Gonçalves

O concurso para a atribuição da obra a uma construtora poderá ser já realizado na próxima semana. As obras começam no fim de 2005 ou no princípio de 2006.

Pedro Gonzaga Nolasco