A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) ainda não decidiu em que medida a actualização dos preços dos transportes públicos vai afectar as novas tarifas. A subida de 3.7% anunciada ontem pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações entra em vigor em Maio, mas a maior transportadora do Porto ainda não apresentou a sua proposta ao Governo.

A subida média vai ser de 3,7%, mas as empresas têm a liberdade de definir a subida individual de cada um dos títulos e passes. As transportadoras elaboram primeiro a sua proposta, que é depois enviada para a tutela para confirmação e aprovação. O anúncio do novo tarifário da STCP está previsto para o final de Abril, conforme confirmou ao JPN fonte oficial da empresa, e os novos preços entram em vigor no dia 1 de Maio.

“A subida é definida pelo accionista e pelo regulador e, por isso, é uma regra e é preciso cumpri-la”, refere a mesma fonte. A revisão dos preços tem “por base o valor da taxa de inflação, ajustada ao atraso de três meses relativamente ao procedimento habitual [normalmente em Fevereiro], e a variação do preço dos combustíveis para o período de Setembro de 2004 a Março de 2005”, refere o comunicado do Ministério. O resultado é uma subida de 3,7%, que é superior à inflação esperada (2,2%) em 15 pontos percentuais.

Em declarações ao Público, a UGT (União Geral de Trabalhadores) considerou o aumento “insustentável e inaceitável porque é muito superior ao nível da inflação e por não terem em conta a necessidade de medidas na área dos passes socias”. Mesmo assim, a Deco parece estar satisfeita com a subida anunciada, noticiou hoje o JN.

Miguel Conde Coutinho