A obra do realizador Oliver Hirschbiegel é parcialmente baseada em “Until the Final Hour”, livro de memórias de Tradl Junge, a última secretária de Hitler, que esteve presente no “bunker” situado por baixo da chancelaria do Reich até ao momento do suícidio colectivo das principais figuras do regime nazi. Este é um relato dos últimos 12 dias de vida de Hitler que nos traz um ditador diferente daquele que estamos habituados a ver no grande ecrã.

Polémico desde o início das filmagens, “A queda” retira a imagem demoníaca do mito e transforma-a na de um homem muito perturbado, “demasiado humano”, na opinião de alguns críticos, para alguém cuja maldade mergulhou o mundo numa das mais profundas escuridões da história da humanidade. “Se aceitarmos que ele era um ser humano, temos também que reconhecer que alguma dessa maldade existe dentro de todos nós”, reconheceu o cineasta, em várias entrevistas publicadas na sequência da estreia do filme.

O filme é já considerado um documento histórico por diversos especialistas e tem sido elogiado pelo rigor com que desmonta os mitos e retrata o que realmente se passou naqueles 12 últimos dias de Abril de 1945 em Berlim até ao suícídio de Hitler (interpretado por Bruno Ganz) e ao fim da II Guerra Mundial.

Sofrimento e irracionalidade do Homem

Acima de tudo, o filme consegue abster-se de usar a clássica distinção “hollywoodesca” entre heróis e vilões, retratando o sofrimento e a irracionalidade como condições inerentes a qualquer ser da raça humana. Assim, “A queda” consegue distinguir-se do excessivo romantismo que inunda a maioria dos filmes que tentam retratar esta época da história moderna, contrapondo a loucura da guerra com aquela que assola os ocupantes do “bunker”. Contudo, não obstante ser uma obra cinematográfica, alguns figurantes e soldados da Wehrmacht e da SS são interpretados por pessoas de ideologia neonazi.

Apesar de toda a polémica que envolve o filme, “A queda” bateu recordes de bilheteira na Alemanha tendo sido visto por cerca de 480 mil espectadores só na primeira semana de exibição, segundo a distribuidora Constantin Films.

Daniel Brandão