Edgar Correia morreu, esta madrugada, aos 60 anos, vítima de cancro após 4 meses de internamento. O corpo de Edgar Correia vai estar em câmara ardente na Basílica da Estrela a partir das 15:00 de hoje, de onde seguirá na quinta-feira para o cemitério do Alto de S.João, em Lisboa.

O ex-dirigente esteve na comissão política do PCP e foi expulso em 2002 depois de um processo disciplinar interno que levou ao afastamento de outros dois dirigentes, Carlos Brito e Carlos Luís Figueira.

Correia ingressou no PCP em 1965 pela mão de um amigo mais velho, Armando Barrigas. Seguiu a doutrina do partido durante 37 anos. Passou à clandestinidade em 1970, tendo integrado a direcção da Organização Regional do Norte, ao lado de Carlos Costa, José Carlos Almeida e Carlos Luís Figueira.

Após a Revolução dos Cravos, o político assumiu a direcção da Organização Regional do Porto e em 1990 foi transferido para Lisboa, para se dedicar às áreas da educação, saúde, segurança social, ciência e tecnologia.

Licenciado em engenharia electrónica, Edgar Maciel Almeida Correia nasceu no Porto em 1945. Actualmente era um dos principais dirigentes do movimento da renovação comunista, que recentemente aprovou a sua passagem a associação política. Ocupava ainda o cargo de editor da versão portuguesa do “Le Monde Diplomatique” e chegou a ser colunista do jornal “Público”.

Pedro Sales Dias
Foto: Lusa