“Portugal: a caminho da convergência?”. É a questão a que o ex-primeiro-ministro Cavaco Silva vai procurar responder na conferência de amanhã, quarta-feira, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Cavaco Silva “numa exposição abrangente” vai abordar aspectos macroeconómicos, a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), bem como a evolução económica do país em termos financeiros e ainda o Orçamento de Estado”, adianta ao JPN Sara Brito da Associação de Estudantes (AE) da FEP, que organiza o evento. O antigo primeiro ministro vai “focar vários temas que possam confirmar ou não a ideia de convergência económica em Portugal”, refere a responsável.

“As expectativas são bastante elevadas. Esperamos uma grande afluência de público. Não é o tema em si que leva as pessoas a assistir à conferência, mas sim o principal orador, Cavaco Silva”, explica Sara Brito, frisando ainda que a AE procurou fazer um ciclo de conferências heterogéneo para “agradar a todas as pessoas”.

A conferência, marcada para as 11h00, cuja moderação está a cargo de João Loureiro, professor da FEP, encerra o ciclo de conferências intitulado “Portugal: pensar o presente, construir o futuro” que se iniciou no passado dia 15 de Março.

Pedro Sales Dias