A escritora brasileira Lygia Fagundes Telles é a vencedora do Prémio Camões 2005, o mais importante galardão literário de língua portuguesa, anunciaram hoje fontes diplomáticas.

A galardoada conta já com uma vasta obra literária. Destaque para a colectânea de contos “A noite escura e mais eu (1996)”, pela qual recebeu três importantes prémios literários: Melhor livro de contos da Biblioteca Nacional do Brasil, Prémio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e Prêmio APLUB de literatura de Porto Alegre.

Lygia Fagundes Teles destaca-se na qualidade de romancista e contista. Em Portugal, a escritora publicou “A disciplina do amor” (1980), “A noite escura e mais eu” (1996) e “As meninas” (1996).

O júri da 17ª edição do galardão foi composto pelos escritores António Carlos Sussekind (Brasil), Ivan Junqueira (Brasil), Vasco Graça Moura (Portugal), Germano de Almeida (PALOP) e José Eduardo (PALOP). A escritora Agustina Bessa-Luís (Portugal), vencedora do Prémio Camões 2004, também fez parte do júri deste ano.

Agostinha Garcês de Almeida
Foto: Literatura Online