Que tipo de problemas enfrentam os estudantes da FCDEF? O que é que está a ser feito pela AEFCDEF para tentar encontrar soluções?

Os nossos problemas são comuns a todos os outros estudantes. É de salientar na nossa política educativa a questão das saídas profissionais, uma vez que o ensino, lugar para onde o curso está vocacionado, neste momento se encontra praticamente fechado, só sendo alcançada por alguns, muito poucos. Então a solução passa por procurar alguma formação mais específica. A AEFCDEF procura desenvolver acções de formação, palestras, colóquios que permitam aos alunos colmatarem uma ou outra falha do nosso curso.

Os problemas que existem prendem-se só com a saídas profissionais?

Não. Outra das preocupações dos alunos são as instalações da faculdade, a sua manutenção, pois o que para a maior parte dos nossos colegas de outras faculdades é um local de divertimento, para nós são salas de aula. A AE tenta estar alerta para sensibilizar os órgãos de gestão para que os alunos tenham as melhores condições possíveis. Temos exemplos práticos como os bancos dos balneários. A AE fez força junto dos órgãos de gestão e estes, dentro das suas possibilidades, têm dado essas condições.

A entrada no mercado de trabalho está cada vez mais complicada. Já disse que a carreira de professor, a saída profissional mais procurada pelos alunos de Desporto, também está cada vez mais difícil de começar. Que alternativas têm os alunos da FCDEF?

Até agora, a primeira saída deste curso era o ensino. Acreditamos que esta é efectivamente a área mais preenchida, sabemos também que existem outras áreas para explorar e nesse aspecto sentimos que a nossa formação é boa e que nos permite abrir outras portas. Sentimos que estamos numa fase de transição, da era do emprego estável e fixo para uma situação mais dinâmica. A estratégia da AEFCDEF face a esta situação passa por criar uma bolsa de emprego para os nossos alunos. Aqui, os alunos entregam os currículos, que são redireccionados para outras empresas de acordo com relação oferta/procura.

Qual é a taxa de empregabilidade?

Não podemos referir-nos à taxa de sucesso, pela inexistência de dados concretos. Muitos alunos encontram emprego em clubes, academias, piscinas e outros criam a sua própria empresa.

Sente que a FCDEF está bem colocada a nível nacional, quando comparada com as outras faculdades de desporto?

Segundo o relatório de avaliação da comissão externa, a FCDEF é das melhores faculdades de desporto do país. Sentimos que a proliferação de cursos na área de desporto, está a ser lesiva para a classe dos profissionais de educação física, sendo que existem Faculdades a leccionar cursos de qualidade duvidosa.

Texto e foto: Miguel Conde Coutinho