Um relatório anual da Comissão Europeia, divulgado ontem, quinta-feira, sobre a “Qualidade das Águas Balneares” revela que esta instituição europeia classifica a qualidade das águas nas praias portuguesas como “relativamente boa”. No documento pode ler-se que, no que respeita a Portugal, “os valores observados são relativamente bons, particularmente nas zonas costeiras”, tendo sido registada “uma melhoria nítida” nas “zonas fluviais em comparação com a época anterior”.

Entre as praias de mar com nota negativa estão Costa Nova (Ílhavo), Matosinhos e Angueiras Norte (Matosinhos), Franquia (Vila Nova de Milfontes), Burgau (Vila do Bispo), enquanto que entre as fluviais estão Verim (Rio Cávado) e Represa (Cabeço de Vide).

Em termos da totalidade da UE, o relatório confirma os resultados detectados nos anos anteriores com uma “alta” percentagem de zonas balneares a respeitarem as normas obrigatórias (96,7% no litoral e 89,4% no interior). Tanto as zonas litorais como as zonas interiores portuguesas estão acima da média europeia de valores obrigatórios de qualidade.

Mais 29 bandeiras azuis

A Associação Portuguesa Bandeira Azul atribuiu este ano mais 29 bandeiras azuis que no ano anterior. São 191 as praias que vão ostentar o galardão máximo da qualidade balnear, o que representa quase metade das praias portuguesas.

A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que mais contribuiu para o aumento de galardões este ano, com 11 novas praias a içar a bandeira. A região centro ganhou oito novos galardões e manteve a bandeira azul na praia de Mira, recordista há 18 anos na atribuição dos símbolos de qualidade balnear.

O Norte foi a única região do país a perder bandeiras, passando das 35 no ano passado para 32 este ano, isto porque, apesar dos novos galardões para as praias nortenhas de Matosinhos e da Frente Azul (Espinho), perdeu-se uma bandeira azul no concelho de Caminha (Caminha) e mais quatro em Vila Nova de Gaia (Lavadores, Valadares Sul, Francemar e Miramar).

O Algarve ficou com 48 galardões, mais cinco que em 2004: em Vila do Bispo (praia da Cordoama), em Albufeira (Olhos de Água), em Loulé (Duna), em Vila Real de Santo António (Manta Rota) e Castro Marim (Alagoa-Altura).

Nos Açores, 25 praias recebem o galardão, mais seis do que em 2003. A Madeira, por sua vez, conseguiu 14 bandeiras, mais duas do que em 2003 nas praias de Ribeira do Faial (Santana) e Laje (Porto Moniz).

Entre os critérios da atribuição da bandeira azul estão a qualidade da água, a educação e gestão ambiental (não pode haver cães nas praias) e equipamentos como os caixotes de lixo, limpeza de sanitários e veículos motorizados a circular.

Anabela Couto
Foto: Carlos Luís Ramalhão