Seis associações de defesa do ambiente da Área Metropolitana do Porto (AMP) uniram-se num “movimento informal” para pedir aos candidatos às eleições autárquicas um debate com os cidadãos sobre ambiente e urbanismo.

A Campo Aberto, April, GAIA, Olho Vivo, Quercus e Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro (NDMALO) reúnem-se sob o lema “Melhor ambiente mais democracia” e esperam que outras associações e cidadãos se juntem ao debate que pretendem fomentar. A iniciativa foi apresentada hoje, segunda-feira, na Avenida de Montevideu.

O objectivo das seis associações é “promover o debate público na AMP com os candidatos às eleições autárquicas sobre os problemas do ambiente e do urbanismo”.

O grupo pretende organizar debates em Setembro e Outubro nas várias autarquias e espera a adesão dos candidatos. “A atitude de desprezo e arrogância que uma recusa exprimiria não seria decerto compreendida por muitos cidadãos”, dizem em nota de imprensa.

Ambiente favorável

Apesar de não apresentarem nenhum caderno reivindicativo, as associações não excluem essa forma de pressão junto do poder político.

Bernardino Guimarães da Campo Aberto enumerou algumas “preocupações essenciais” para as associações: “plano regional de ordenamento do teritório e planos mais sistemáticos para a área dos transportes”, integrando diferentes autarquias; “necessidade de abordar as questões da AMP de forma integrada e verdadeiramente metropolitana”; “inventariar e defender valores naturais como a Barrinha de Esmoriz, a Reserva Ornitológica do Mindelo e o estuário do Douro”; “destruição de corredores e de zonas verdes” e o “aumento caótico da área urbana da AMP”.

José Carlos Marques da Campo Aberto sublinha que a iniciativa vem na linha da acção da plataforma associativa Convergir. As associações consideram que, desde as últimas eleições autárquicas, há “um ambiente mais favorável” para a discussão pública destas questões. Para o ambientalista é necessário fazer um diagnóstico do que deve ser feito. Nesse sentido, o grupo vai abrir um “site” na Internet aberto aos cidadãos.

Pedro Rios
Foto: Arquivo JPN