O fim-de-semana futebolístico ficou obviamente marcado pelo clássico entre Sporting e Benfica, um jogo que dizia mais aos encarnados, mas que Ronald Koeman complicou ao ponto de estar já a oito pontos dos grandes rivais e, é bom não esquecê-lo, do Sporting de Braga. Na partida de Alvalade, José Peseiro venceu claramente a guerra dos bancos e somou a terceira vitória em outros tantos jogos.

Os golos leoninos foram de Luís Loureiro e de Liedson, sendo que o Benfica ainda chegou a empatar, já depois da expulsão de Ricardo Rocha. Marcou Simão, de bola parada e com a ajuda de um desvio na barreira. O Benfica não marca em lances de bola corrida, para a Liga, desde a recepção ao Marítimo (31ª jornada de 2004/2005).

Koeman foi a figura do encontro, novamente pela negativa. Voltou a inventar um esquema táctico para o qual o seu conjunto não está rotinado, recuou para outro desenho após o intervalo, mas insistiu no erro pouco tempo depois. Estrear Karagounis e Miccoli foi uma opção de risco, mas incompreensível foi mesmo o lançamento de Carlitos como titular. O Benfica está abaixo da linha de água e a cumprir o pior arranque do seu historial.

Sporting de Braga em destaque

A jornada começou em Guimarães, com um clássico minhoto entre Vitória de Guimarães e Sp. Braga. Venceu a equipa de Jesualdo Ferreira, pondo fim a mais de vinte anos sem vencer no D. Afonso Henriques. Num jogo insípido, os bracarenses resolveram perto do final, com tentos dos avançados Delibasic e João Tomás. Os arsenalistas são líderes e partem com moral para Belgrado (defrontam o Estrela Vermelha para a Taça UEFA) e para a recepção ao FC Porto. Jaime Pacheco está sob brasas, ainda não pontuou.

A jornada terminou segunda-feira com a vitória clara do Belenenses sobre o Penafiel por 0-3. A equipa de Luís Castro continua sem pontuar e começa a ver a sua situação complicar-se, até porque vai ter três jogos difíceis nos próximos tempos (duas deslocações à Madeira e a recepção ao Benfica).

No sábado, o FC Porto sofreu para conseguir uma vitória amplamente justa sobre o Rio Ave (3-0). Co Adriaanse deu uma lição de capacidade de risco e de mestria na hora de alterar a tendência do encontro. Sem Benni, o conjunto portista foi dominador, mas seriam os suplentes a concretizar: Quaresma primeiro, Alan depois, Hugo Almeida por último.

No Bessa, Carlos Brito conquistou o primeiro triunfo pelo Boavista. Com menos uma unidade, derrotou o Paços de Ferreira por 4-1. Golos de Fary e de Zé Manuel deram vantagem de dois golos aos axadrezados. Diogo Valente e Cafú encarregaram-se de responder da melhor maneira ao golo de honra dos pacenses, assinado por Rui Dolores.

Em Barcelos, o Nacional de Manuel Machado provou que é uma máquina a jogar fora de casa. Revelou excelente organização, soberbo controlo do jogo e dos diversos períodos que o constituem. Os madeirenses lançaram-se ao ataque quando sentiram que podiam ganhar o jogo e marcaram por Alonso. Lançado ao intervalo, o brasileiro marcou de livre – uma bomba!

Entre os recém-promovidos, o Estrela da Amadora conquistou o primeiro triunfo na Liga com golos dos jovens Manú e Paulo Machado, com Léo Guerra a reduzir para a Naval, já perto do termo do encontro.

Sentido contrário para a Académica, que perdeu em casa com o Setúbal, que se estreia a vencer. Fábio Hempel, antigo avançado do Gil Vicente, assegurou o triunfo da equipa de Norton de Matos no Cidade de Coimbra.

Em Leiria, a equipa de José Gomes empatou a zero com o Marítimo de Juca. Nenhum dos conjuntos sabe o que é ganhar nesta edição da Liga.

Classificação

1º – F.C. Porto – 9 pontos
2º – Sp. Braga – 9 pontos
3º – Sporting – 9 pontos
4º – Nacional – 7 pontos
5º – Gil Vicente – 6 pontos
6º – Belenenses – 6 pontos
7º – Rio Ave – 6 pontos
8º – Boavista – 5 pontos
9º – E. Amadora – 4 pontos
10º – V. Setúbal – 4 pontos
11º – Naval – 3 pontos
12º – P. Ferreira – 3 pontos
13º – Académica – 2 pontos
14º – Benfica – 1 ponto
15º – Marítimo – 1 ponto
16º – U. Leiria – 1 ponto
17º – V. Guimarães – 0 pontos
18º – Penafiel – 0 pontos

Jogos da quarta jornada:

Sexta-feira (16 de Setembro):
Naval 1º Maio – Boavista, 21h30 (SportTV)

Domingo (18 de Setembro):
Rio Ave – Estrela Amadora, 16h00
Marítimo – Penafiel, 16h00
Vitória Setúbal – Gil Vicente, 16h00
Paços Ferreira – Académica, 16h00
Benfica – União Leiria, 19h15 (TVI)
Sporting Braga – FC Porto, 21h15 (SportTV)

Segunda-feira (19 de Setembro):

Belenenses – Vitória Guimarães, 19h00 (SportTV)
Nacional – Sporting, 21h15 (SportTV)

André Viana