14 anos depois, e com escassos dois empates pelo meio, o Benfica voltou a a vencer no terreno do FC Porto. Koeman mantém a tradição a seu favor nos duelos com Co Adriaanse, tendo sido amplamente mais bem sucedido nas escolhas que fez e na estratégia que delineou. Perante uma equipa que nem o tão apregoado espectáculo soube potenciar, o Benfica matou por Nuno Gomes, aproveitando as baldas defensivas dos locais. Lenços brancos para Adriaanse num jogo com lesões e expulsões a dividir pelas aldeias.

Lenços brancos também em Alvalade, onde José Peseiro viu a sua margem de manobra esgotada como treinador do Sporting. Muito apupado pelos sócios sportinguistas, o técnico parece estar longe de domar um balneário que, a julgar pela postura em campo, também clama pela sua saída. Neste cenário, bastou o golo de Marcel para que a Académica levasse três pontos de Lisboa, 40 anos após o último triunfo em Alvalade.

No último jogo da jornada, hoje, segunda-feira, o Boavista venceu o Gil Vicente, com dois golos de penalty, no início e no fim da partida. Com este triunfo, os “axadrezados” juntam-se ao Benfica e ao V. Setúbal, com treze pontos.

Na frente segue o Sp. Braga. Apesar do azar com as lesões, a equipa de Jesualdo Ferreira está extremamente eficaz e bateu o Rio Ave por 1-2. No arranque da jornada, tornou-se na primeira equipa a vencer em Vila do Cone. Milhazes marcou na própria baliza após centro de Nem, mas, já na segunda metade, Andrés Madrid resolveu ser solidário e também entrou nas contas dos auto-golos. Só no final os bracarenses resolveram, numa fífia de Mora que Vandinho desviou para as redes, no regresso a uma casa onde já brilhou.

O Nacional segue no encalço dos minhotos, recebendo o FC Porto na próxima jornada. Em Guimarães, e com mais um atleta em campo, não foi além do nulo. Ante um Vitória já a pensar no regresso da Taça UEFA, foi mesmo a turma do regressado Manuel Machado a dispor do melhor lance. No último minuto, Alexandre Goulart não foi capaz de imitar o que Vandinho havia feito na véspera.

Luís Castro pediu a demissão do Penafiel, após nova derrota, desta feita com o Setúbal, cujo plantel não recebe salários há dois meses. Os sadinos venceram por 1-0, com golo de Binho, após canto de Bruno Ribeiro e desvio de Fábio Hempel. Seguem com os mesmos pontos do Benfica, sendo que os durienses não fogem à última posição – só têm um ponto.

Em Leiria, tudo mais desanuviado desde a chegada de Jorge Jesus. Frente a um Paços de Ferreira apático, apesar da vitória ante o Sporting, na última jornada, a turma local aproveitou alguns erros da arbitragem para se chegar à frente e vencer comodamente por 3-0.

Na Figueira da Foz, Manuel Cajuda está a montar uma equipa muito interessante e que, em ano de estreia, se mantém longe dos lugares indesejados. A Naval 1º de Maio ganhou ao Belenenses por 2-1, com Lito a abrir a contagem em lance confuso. No único remate que fez no primeiro tempo, o emblema lisboeta marcou, por intermédio de Meyong. O tento da vitória navalista chegou pela cabeça do avançado brasileiro Cesarini.

Pior sorte para o Estrela da Amadora, que esteve a vencer o Marítimo por 2-0, mas acabou por ceder o empate. Kanu e Pedro Simões (este na própria baliza) anularam a vantagem que os golos de Maurício e de Manú haviam dado aos locais. A turma de Bonamigo continua sem vencer na Liga.

André Viana