Um autocarro da STCP despistou-se esta tarde a descer a Avenida dos Aliados, provocando dezasseis feridos entre os cerca de 50 passageiros.

Dez dos feridos são ligeiros e seis inspiram maiores cuidados, segundo o INEM. As vítimas foram encaminhadas para os hospitais de S. João e de Santo António.

O motorista da viatura saiu ileso.

Segundo a rádio TSF, o acidente poderá ter sido causado por uma falha nos travões do autocarro.

Contudo, a assessora de comunicação da STCP, Alexandra Martins, em declarações ao JPN, não confirmou a hipótese avançada por aquela rádio. Num comunicado enviado às redacções, a empresa adianta que “o Conselho de Administração da STCP já nomeou uma Comissão de Inquérito para averiguar as causas do acidente, que deverá apresentar as suas conclusões preliminares até à próxima sexta-feira”.

Este procedimento é habitual sempre que veículos da frota da STCP se envolvem em acidentes. Para já a transportadora urbana não tem “justficação para o sucedido”.

Autocarro embateu na estrutura de ventilação do metro

“O acidente ocorreu pelas 15h40 horas, quando um autocarro da linha 302 (Avenida dos Aliados – Damião de Góis), enquanto circulava na Avenida dos Aliados, no Porto, foi embater na estrutura de ventilação da estação de metro dos Aliados”, explica o documento.

No local, onde o INEM activou o dispositivo de catástrofe, estiveram também várias corporações de bombeiros, 10 ambulâncias e a Cruz Vermelha.

Às 17h00, o trânsito estava cortado no sentido descendente da Avenida dos Aliados.

Luís André Florindo
Pedro Sales Dias
Fotos: Tiago Dias