O concerto de John Zorn, no passado domingo, foi o primeiro do ciclo “Novas Músicas”, organizado pela Casa da Música (CM), com 17 eventos até 23 de Novembro.

O ciclo apresenta “as mais recentes manifestações da criação musical contemporânea numa perspectiva de inovação que tem vindo a marcar as vanguardas musicais desde a segunda metade do século XX até aos nossos dias”, diz a CM em comunicado.

A programação “dá primazia a múltiplas estreias mundiais e à presença de vários compositores de primeiro plano, como Michael Nyman, Magnus Lindberg, Bruno Mantovani ou Harrison Birtwistle entre outros”, prossegue a nota de imprensa.

Amanhã, sexta-feira, na Sala de Ensaio, às 21h00, actua o violoncelista Erik Friedlander (na foto), um dos músicos mais activos na improvisação e no jazz nova-iorquino. No dia seguinte, actua em formato trio, ao lado de Kermit Driscoll (contrabaixo) e Mike Sarin (percussão).

Outros destaques

Dia 14, há mais jazz com Bill Frisell, que apresenta “Unspeakable”, vencedor do Grammy para Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo de 2005.

Antes, a 11 de Novembro, os históricos da música exploratória portuguesa Telectu (Jorge Lima Barreto e Vítor Rua) colaboram com os gigantes Conrad Bauer e Sunny Murray, no projecto multimédia “Video Garden XVIII”, que conta ainda com projecções de Antonio Palolo.

No mesmo dia, Irmin Schimdt (dos lendários Can) actua com Kumo, fundindo rock, composição contemporânea e electrónica dançável.

No dia seguinte, Pluramon e Julee Cruise (actriz de “Twin Peaks” de David Lynch) aventuram-se pelos caminhos da electrónica mais doce e planante, o que lhes tem valido comparações aos My Bloody Valentine se estes trocassem as guitarras pelos computadores.

O compositor e pianista britânico Michael Nyman regressa a Portugal com vários músicos para interpretar, no dia 18 de Novembro, na Sala 1, a banda sonora do clássico cinema mudo “Man with a Movie Camera”, de Dziga Vertov. Umas horas antes (19h00), na Sala 2, a OrquestrUtopica interpretará compositores radicais da música contemporânea, como Wolfgang Rihm.

Destaque ainda para Paul Crossley (dia 20) e para o concerto de encerramento do ciclo: Pedro Luís e a Parede (um dos principais renovadores da música brasileira dos anos 90) actua com Fernanda Abreu (pioneira da dance music e do rap carioca).

Pedro Rios
Foto: Erik Friedlander/DR