A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), insistiu hoje, quinta-feira, para que o Irão responda “sem atraso” a todas as questões relacionadas com o seu programa nuclear.

Na abertura da reunião da Junta de Governadores da agência, o director-geral da AEIA, Mohamed El Baradei, salientou que Teerão tem de respeitar as medidas de transparência exigidas, uma vez que estas são indispensáveis para esclarecer assuntos pendentes que se prendem com o programa iraniano de enriquecimento de urânio.

“A clarificação destas matérias já deveria ter sido feita há muito tempo, após três anos de intensos esforços de verificação”, salientou El Baradei.

Países da UE “profundamente preocupados”

Por seu lado, o embaixador britânico, Peter Jenkins, frisou que os 25 países da União Europeia (UE), que estão “profundamente preocupados”, entendem que o director-geral da AIEA deve dar máxima prioridade à investigação de tudo o que está relacionado com a obtenção, por parte do Irão, de uma série de documentos no mercado negro nuclear ao paquistanês Abdul Qadeer Khan.

“Estes documentos não têm outra finalidade além da construção de bombas atómicas”, assegurou o embaixador britânico.

Jenkins pede ao Irão que reconsidere proposta russa

Peter Jenkins salientou ainda que a UE acedeu às petições dos vários membros da Junta de manter em aberto as conversações para encontrar uma solução para esta crise, nomeadamente depois da Rússia se ter proposto realizar parte do programa nuclear iraniano no seu território.

Jenkins considera que o Irão deve avaliar de forma séria a proposta negocial da Rússia já que esta “janela de oportunidade não estará aberta em todas as circunstâncias”. “Esperamos que o Irão adopte uma atitude positiva”, referiu Jenkins.

Irão quer dialogar, mas continua com programa nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Manouchehr Mottaki, citado pela AP, referiu na passada quarta-feira que o seu país estava disposto a dialogar com a UE, mas mantém a pretensão de “fazer enriquecimento [de urânio] no território iraniano”.

A Junta de Governadores da AIEA reúne-se hoje e sexta-feira. Na agenda, está a discussão do programa nuclear do Irão, que apesar do cepticismo da UE e dos EUA, garante que o desenvolvimento do programa se destina apenas à produção de electricidade.

Pedro Sales Dias
Foto: AIEA