Fernando Lanhas nasceu no Porto a 16 de Setembro de 1923. É um dos grandes vultos da pintura portuguesa do século XX, introduzindo o abstraccionismo geométrico em Portugal. Venceu vários prémios de pintura, m…

Fernando Lanhas nasceu no Porto a 16 de Setembro de 1923. É um dos grandes vultos da pintura portuguesa do século XX, introduzindo o abstraccionismo geométrico em Portugal.

Venceu vários prémios de pintura, mas esta arte foi apenas uma das muitas actividades que Lanhas desenvolveu ao longo da vida: interessou-se pela arquitectura, design, poesia, arqueologia, astronomia, etnografia, geologia, paleontologia, entre outros domínios do saber.

Ingressou no curso de Arquitectura da então Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1941, onde se interessaria pela pintura, em particular pela de cariz abstracta. Expôs publicamente a primeira pintura abstracta, com o título “O2-43-44 (O Violino)”, em 1945.

Foi um incansável divulgador da arte portuguesa. Promoveu, por exemplo, as “Exposições Independentes” que viajaram pelo país num esforço de dinamização da cena artística nacional.

Pedro Rios