“Por fora”, o pré-fabricado “é assustador”, admite a presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Maria Daniel Almeida. “Mas, de maneira nenhuma, é igual no interior”, assegura.

A precariedade e as dimensões reduzidas das instalações são as principais queixas de quem trabalha e estuda na FCNAUP, alojada num pavilhão pré-fabricado há 30 anos.

“A nível nacional, deve ser a instituição de ensino superior pior instalada”, lamenta a presidente do Conselho Directivo da FCNAUP.

Em 1.687 metros quadrados, existem quatro salas de aula para cerca de 300 alunos, um anfiteatro, duas salas equipadas com computadores, uma biblioteca e dois laboratórios – de Histologia e Gastrotecnia – com material técnico básico que “não exige grandes condições de segurança”, como microscópios.

Novo edifício terá quatro vezes a área do pré-fabricado

O futuro edifício da FCNAUP, já projectado, terá uma área de 8.000 metros quadrados – mais do quádruplo do espaço do pré-fabricado. Irá albergar laboratórios devidamente equipados, evitando, assim, a deslocação dos alunos a outras instituições para poderem ter aulas práticas.

Maria Daniel garante que, no pré-fabricado, os alunos dispõem dos equipamentos essenciais, mas admite que o espaço não tem condições de segurança para suportar laboratórios com equipamento específico.

Por isso, os estudantes são obrigados a fazer deslocações constantes a outros estabelecimentos de ensino, como a Faculdade de Farmácia, Escola de Biotecnologia da Universidade Católica e Faculdade de Medicina.

A responsável aponta esta necessidade como um elemento perturbador do processo de aprendizagem, uma vez que os alunos perdem tempo nas deslocações entre as faculdades. A Faculdade de Farmácia, por exemplo, fica em Cedofeita, bem distante da FCNAUP, situada no pólo da Asprela, junto ao Hospital de S. João.

“Com outras instalações trabalhávamos melhor”, reconhece a presidente do Conselho Directivo.

“É fundamental que o Governo e a tutela se empenhem nisto”, sublinha a responsável. “Avançar com o concurso para a construção [de um edifício] é um passo fundamental para podermos ver a primeira pedra lançada”, sustenta Maria Daniel Almeida.

Pista da FCDEF não compromete construção

Ainda não se sabe quando, mas já se conhece onde: o edifício da FCNAUP vai ser construído junto à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), na “zona poente”. Ou seja, a FCNAUP vai manter-se no mesmo pólo universitário – o da Asprela, junto ao Hospital de S. João.

Maria Daniel Almeida garantiu ao JPN que a pista de atletismo da FCDEF não está a ser construída nos terrenos destinados ao novo edifício da Faculdade de Ciências da Nutrição.

A responsável desmentiu, assim, a informação que havia sido avançada, ao JPN, pela presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP, Juliana Ferreira, na sequência da manifestação dos alunos daquela faculdade, no passado dia 16 de Novembro, contra o estado das instalações da instituição.

A pista da FCDEF está a ser construída “numa área contígua ao terreno que está livre e disponível” para a FCNAUP, assegura Maria Daniel Almeida.

Ana Correia Costa
Foto: Pedro Sales Dias