A pianista Maria João pires, de 61 anos, sofreu um enfarte do miocárdio na terça-feira à noite, informou hoje a câmara da cidade espanhola de Vitória. Segundo a mesma fonte, a pianista está a recuperar satisfatoriamente.

A Câmara de Vitória adiantou que Maria João Pires foi vítima de enfarte em Salamanca, onde descansava depois de três actuações conjuntas com a Orquestra Nacional de Espanha, em Madrid.

A actuação que a pianista portuguesa tinha agendada para a próxima segunda-feira em Vitória foi cancelada, mas a autarquia já anunciou que Maria João Pires pretende actuar naquela cidade assim que esteja recuperada.

Maria João Pires nasceu em Lisboa em 1944 e estudou no Conservatório Nacional de Lisboa. A sua carreira divide-se entre o recital, o concerto e a música de câmara. Desde 1989 que a Deutsche Grammophon tem o exclusivo das suas gravações. Em 2002 recebeu o prémio do Conselho Internacional de Música da UNESCO, em reconhecimento do seu papel na difusão da música e no empenho em causas sociais.

Andreia C. Faria
Foto: BCN