O ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, considerou hoje, sexta-feira, que a subida dos combutíveis da Galp não é impeditiva do crescimento da economia nacional. A opinião foi proferida em declarações à imprensa aquando da inauguração do edifício de pós-graduações da Faculdade de Economia do Porto (FEP).

O ministro manteve a previsão de que a economia portuguesa crescerá “a um ritmo tímido de cerca de 1,1% este ano” e que o aumento do preço do petróleo “não terá um impacto directo no crescimento real da economia”, admitindo, contudo, que poderá ter influência na taxa de inflação.

Embora a Galp Energia tenha aumentado os preços dos combustíveis entre 0,9 e 1,9 cêntimos por litro, devido sobretudo ao agravamento das tensões internacionais que têm aumentado a cotação do petróleo de Brent, Teixeira dos Santos advoga uma “atitude de prudência”, visto que a economia portuguesa está a crescer a um ritmo lento porque “terá de passar por um período de reestruturação gradual”.

Texto e foto: André Sá