“Ou deixamos que o Estado nos policie, ou então, a outra alternativa é a sociedade se auto-regular, isto é, cumprir regras de convivência básicas e o Código da Estrada”. A expressão é de Manuel João Ramos, dirigente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados que faz parte da Estrada Viva – Liga Contra o Trauma, que hoje, sexta-feira, assinala o Dia da Cortesia ao Volante, em Lisboa.

Um autocarro cedido pela Carris vai percorrer Lisboa com governantes, deputados, autarcas e jornalistas a bordo, para identificar situações de falta de cortesia por parte dos automobilistas.

“Aquilo que nós fizemos foi identificar 15 comportamentos de risco e criar a vertente positiva desses comportamentos”, disse o dirigente ao JPN, referindo-se aos mandamentos de cortesia ao volante adoptados pela organização Estrada Viva. Um exemplo: “não te encostarás ao carro da frente!”.

O Dia da Cortesia ao Volante foi criado no ano passado pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, durante a presidência aberta que tratou o tema da segurança rodoviária.

A acção simbólica de hoje serve “para lembrar essa iniciativa [de Jorge Sampaio] com a esperança de que no próximo ano haja uma maior adesão por parte de outras associações e eventualmente até da parte dos órgãos do poder central e local”, disse Manuel João Ramos ao JPN.

Inês Castanheira
Foto: SXC