Chama-se Universidade Itinerante do Mar e tem como plataforma o navio Creoula. De 17 de Julho a 10 de Agosto, o navio-escola vai juntar 84 estudantes da Universidade do Porto (UP) e de Oviedo para beneficiarem de uma formação sobre “A Europa e o Mar”.

O trabalho envolve as duas universidades e a Conferência de Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM), surgindo numa altura em que foi lançado pela Comissão Europeia o “Livro Verde Sobre o Mar”, destinado a lançar o tema a debate público.

O objectivo é formar e sensibilizar os estudantes para “a importância do mar do ponto de vista histórico-cultural na construção da Europa”, explicou ao JPN o professor da UP e membro da CRPM, Rui Azevedo.

O programa está dividido em dois cursos, com a participação máxima de 42 alunos cada. O primeiro, de 17 de Julho a 2 de Agosto, começa com uma semana de formação, em terra, na Escola Naval, em Alfeite. Depois, os alunos embarcam no Creoula e seguem rumo a Avilés, nas Astúrias. O segundo começa a 26 de Julho, com formação na cidade espanhola, e continua a bordo do Creoula até 10 de Agosto.

Curso equivale a seis unidades de crédito

A bordo do navio, os estudantes vão escrever um “diário de bordo” e participar nas tarefas, sob a responsabilidade do comandante e de professores das duas universidades. “Cada grupo estará envolvido nas actividades quotidianas do navio, desde actividades de limpeza, actividades de cozinha, actividades relacionadas com a navegação e actividades de formação”, conta Rui Azevedo.

O curso vai conferir seis unidades de crédito a todos os alunos que o concluirem com bom aproveitamento, “dentro do espírito de Bolonha”, completa o professor da UP. Os alunos serão avaliados em terra e a bordo, tendo de preparar um projecto para apresentar em Outubro nas universidades.

As candidaturas terminam hoje, sexta-feira. O curso é dirigido, prioritariamente, aos estudantes da UP, podendo aceitar alunos de outras universidades. As inscrições são feitas no “site” do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns (IRICUP).

Carina Branco
Foto: DR