Depois de uma meia-final complicada, onde só se qualificou depois de ter sido repescada, a saltadora Naide Gomes subiu ao segundo lugar do pódio no salto em comprimento, com uma marca de 6,84 metros, estabelecendo um novo recorde nacional.

Ao contrário da qualificação, a atleta portuguesa entrou muito bem no concurso, logo com um salto inicial de 6,79 m, o que a colocou no segundo lugar, atrás de Lyudmila Kolchanova, vencedora da prova, com 6,93 metros. A medalha de bronze foi conquistada pela compatriota Oksana Udmurtova, com 6,69 metros.

O dia foi feliz para a delegação portuguesa, já que antes de Naide, Portugal conseguiu também a prata na Taça da Europa da Maratona.

Melhor resultado depois de Budapeste

Quatro medalhas e outras tantas classificações entre os oito primeiros foi o saldo português nos Campeonatos Europeus de Gotemburgo, na Suécia. Para além da prata de Naide Gomes, Francis Obikwelu somou duas medalhas de ouro nos 100 e 200 metros e João Vieira conquistou a medalha de bronze nos 20km marcha.

A comitiva portuguesa conseguiu ter um dos melhores conjuntos de resultados na história da competição. Mais medalhas só mesmo em 1998, em Budapeste, na Hungria, onde foram conquistados seis títulos.

João Queiroz
[email protected]
Foto: DR