A primeira fase do Media Parque arrancou hoje, sexta-feira, com a assinatura do contrato de adjudicação das obras de construção do futuro edifício conjunto da RTP e da RDP, no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia.

No primeiro semestre do próximo ano, deverá estar concluído o primeiro edifício do futuro parque, onde estarão concentradas empresas e instituições de ensino de jornalismo, comunicação e audiovisual. Este aglomerado é visto como um forte estímulo para a indústria audiovisual do Porto e do Norte.

A RTP tem memorandos de entendimento com a Universidade do Porto e com o Instituto Superior Politécnico Gaya, e estão em curso negociações com o Instituto Politécnico do Porto e com o Centro Regional do Porto da Universidade Católica.

“A formação é a maior das potencialidades do Media Parque. Estarão aqui as escolas e os recursos técnicos e humanos”, referiu hoje o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, na assinatura do contrato com a construtora Soares da Costa.

O Media Parque, orçado em 100 milhões de euros e com uma área total de cerca de 110 mil metros quadrados, poderá estar pronto em 2008. O projecto conta com um ano de atraso, explicado pela dimensão do investimento e pela mudança de Governo no ano passado.

O empreendimento está dividido em três fases: a primeira, que arranca agora, vai juntar a RDP e alguns serviços da RTP no mesmo edifício (2.750 metros quadrados divididos por três pisos); a segunda corresponderá à construção da zona mais empresarial do Media Parque, que acolherá um estúdio de televisão, três blocos de edifícios para empresas do sector audiovisual e um bloco com auditórios; numa terceira fase, mais demorada, nascerão os espaços destinados às instituições de formação.

Para além do “casamento proveitoso entre instituições de formação e empresas de produção audiovisual”, o ministro salientou as vantagens para as pequenas produtoras de estarem próximas da RTP.

O Media Parque permitirá também a “optimização de recursos imobiliários que não são necessários à RTP”, disse o presidente do Conselho de Administração da empresa de televisão. Almerindo Marques afirmou ainda que o Media Parque é um sinal de que a “RTP tem uma posição de permanência estratégica no Porto”.

Mudanças na RTP prontas em 2007

Augusto Santos Silva anunciou que em Novembro será apresentada na Assembleia da República a proposta do Governo de revisão da lei do sector empresarial do Estado no domínio do audiovisual.

A actual SGPS RDP, com participações nas empresas do universo RTP, dará lugar a uma única empresa que será concessionária do serviço público de rádio e televisão. A nova lei pode produzir efeitos já em Janeiro de 2007.

O Governo vai ainda lançar um fundo de apoio ao audiovisual, de 20 milhões de euros por ano, para “tentar encontrar formas de ligação” entre os operadores e os outros agentes do sector. Objectivo: reforçar a indústria nacional de conteúdos audiovisuais, que tem que ir além do “pequeno artesanato” de obras cinematográficas apoiadas pelo Ministério da Cultura.

Pedro Rios
Foto: Gina Macedo