Houve “tomba-gigantes” na quarta eliminatória da Taça de Portugal. O FC Porto foi eliminado hoje pelo Atlético Clube de Portugal em pleno Estádio do Dragão. Os “dragões” perderam por 1-0 frente à formação lisboeta, que milita na II Divisão, e colocaram um ponto final na participação na segunda maior prova do futebol português.

Um golo solitário de David, quando estavam decorridos 15 minutos do segundo tempo, impediu o FC Porto de continuar a defender o troféu que conquistou em Maio do ano passado frente ao Vitória de Setúbal.

Jesualdo Ferreira fez várias mexidas no onze de forma a dar alguns minutos aos jogadores menos utilizados como Vítor Baía, Ricardo Costa, João Paulo ou Vieirinha e a equipa ressentiu-se disso. O FC Porto não foi capaz de imprimir velocidade ao jogo, insistindo em lances individuais que acabavam sempre nos jogadores do Atlético.

Por seu turno, a equipa da Tapadinha mostrou uma organização quase perfeita em todo o campo, sobretudo na linha mais recuada.

Depois de uma primeira parte sem qualquer motivo de interesse, o golo dos lisboetas após o intervalo acordou o FC Porto que procurou recuperar o tempo perdido, mas não teve lucidez suficiente para dar a volta ao marcador. Prova disso foi o penálti desperdiçado por Quaresma no último minuto da partida.

Quatro equipas da I Liga fora da competição

Para além do FC Porto, outras três equipas da I Liga foram afastadas da Taça de Portugal: o Marítimo foi eliminado pelo Penafiel (1-0), o Paços de Ferreira pela União de Leiria (1-2), e o Vitória de Setúbal, finalista da competição na época passada, pela Académica (2-1).

Ontem, o Benfica não teve dificuldades em ultrapassar o Oliveira do Bairro, ao golear no Estádio da Luz a equipa da II divisão por 5-0, num jogo que marcou o regresso de Rui Costa à equipa encarnada, após três meses de ausência por lesão.

O Sporting foi a primeira equipa a festejar o apuramento ao vencer o União da Madeira (1-3), num jogo realizado em Dezembro do ano passado.

O sorteio da próxima eliminatória da Taça está marcado para terça-feira, às 11h30, com a presença de 12 equipas da I Liga, seis da Liga de Honra, 10 da II Divisão e uma da III Divisão.

João Queiroz
[email protected]
Foto: DR