A Apple, empresa que detém o mercado dos leitores de mp3 e a marca Macintosh, vai estrear-se na área das telecomunicações com um telemóvel inovador: o iPhone, simultaneamente um leitor de mp3 e vídeo portátil (como o iPod) e um telemóvel.

O anúncio foi feito ontem, em São Francisco, na Califórnia, na Macworld, feira que a Apple organiza todos os anos para apresentar os seus mais recentes produtos. O ponto alto da feira foi, como de costume, a conferência de Steve Jobs, o director da empresa. A Apple espera captar pelo menos 1% do mercado de telecomunicações móveis nos EUA já em 2008.

O novo telemóvel, que será lançado em Junho nos EUA, combina as capacidades de um telefone normal com as de um leitor de multimédia portátil, como o iPod. O iPhone vai revolucionar o mundo das comunicações já que não tem teclas, mas sim um ecrã de grandes dimensões, sensível ao toque, que permite fazer todas as operações.

Com apenas 11,6 milímetros de espessura e o design reconhecido da Apple, tem também “bluetooth”, “wireless”, “quadband”, câmara fotográfica de 2 megapixels, 5 horas de autonomia em chamada ou visualização de vídeos e 16 horas de autonomia no modo de música.

O iPhone também permite partilhar ficheiros de computadores com uma ligação à Internet sem fios. Integra ainda a tecnologia Bluetooth, que permite a ligação por radiofrequência a equipamentos que se encontrem próximos.

O iPhone funciona com o sistema operativo MacOS X com suporte a Widgets, Google Maps, Safari e iTunes, por exemplo. Ou seja, é um iPod incorporado num telemóvel, que tanto serve para comunicar como para “trazer no bolso” as músicas, o e-mail, fotos e vídeos preferidos.

O telemóvel vai estar disponível já em Junho, nos EUA, a funcionar na rede Cingular Wireless, e vai custar 500 dólares para a versão de 4 gigabytes (GB) de capacidade de armazenamento e 600 dólares para a versão de 8Gb. Prevê-se que chegue à Europa no final do ano e à Ásia em 2008.

Apple TV

Apesar do iPhone ter sido o centro das atenções na Macworld, Steve Jobs apresentou mais novidades, como a Apple TV, mais conhecida por iTV. A Apple TV faz a ligação entre o televisor e o computador e tem um disco rígido de 40 gigabytes, que armazena até 50 horas de vídeo.

Vai custar 300 dólares nos EUA, mas ainda não se conhece qual será o preço na Europa. No entanto, sabe-se que vai permitir transferir fotos, vídeos e música guardados em computadores pessoais para uma televisão.

A Apple vai ter na sua loja iTunes, não só música, mas também vídeos “on-line”, através de um acordo com a Paramount.

Esta foi também a altura em que a Apple mudou de nome oficialmente. Já ninguém lhe chamava Apple Computers, pelo menos desde que lançou o iPod, em 2001, e deixou de ser uma empresa só de computadores. Agora é, definitivamente, só Apple.

Joana Vasconcelos
lj04035 @ icicom.up.pt