Depois da derrota do FC Porto em Leiria, o Benfica e o Sporting entraram nos seus jogos com a possibilidade de se aproximarem do líder e ganhar um novo fôlego na luta pelo título. Os encarnados aproveitaram da melhor forma o deslize azul e branco, enquanto os “leões” voltaram a desiludir e viram o eterno rival a tomar-lhes o segundo lugar.

Em Belém, o Benfica, com Rui Costa a titular, personificou o expoente máximo da eficácia. Com três remates na primeira parte, os encarnados fizeram dois golos contra um Belenenses dono e senhor do jogo mas que pecou onde o adversário não perdoou: na finalização.

O FC Porto voltou a entrar com o pé esquerdo na segunda volta do campeonato. Em 2006 foi o Estrela da Amadora; agora foi a União de Leiria a travar o campeão de Inverno, que sentiu na pele a falta que Quaresma faz em campo. A expulsão do camisola 7 perto do intervalo mudou completamente o rumo da partida que teve ainda vários lances polémicos que suscitaram fortes críticas à equipa de arbitragem por parte de Jesualdo Ferreira.

O início do ano também está a ser difícil no Sporting. À imagem dos azuis e brancos, em três jogos realizados neste ano, os “leões” apenas venceram um – frente ao Rio Ave, na Taça de Portugal – e empataram dois – Belenenses e, ontem, Boavista. Quatro pontos perdidos que podem fazer falta lá mais para a frente à equipa leonina mas que, ainda assim, como disse Paulo Bento no final do jogo, conseguiu encurtar para seis a distância que o separa do líder.

A luta pela Taça UEFA promete também ser acesa até ao final do campeonato. A derrota do Sporting de Braga permitiu à União de Leiria, que se colou aos bracarenses no quarto lugar, à Naval 1.º de Maio e ao Paços de Ferreira aproximar-se dos lugares europeus.

O Marítimo, que encerra hoje, segunda-feira, a jornada 16 na visita ao Nacional, pode também aproveitar o deslize arsenalista na cidade do móvel e chegar ao quarto posto.

Na zona de despromoção, o empate entre o Beira Mar e o Desportivo das Aves foi mau para os dois clubes que ocupam os últimos lugares da tabela. Aliás, viram ainda o Vitória de Setúbal a afastar-se depois da vitória sobre a Académica de Coimbra , que deu aos sadinos um novo fôlego na luta pela manutenção.

Resultados da 16.ª jornada

U. Leiria-FC Porto, 1-0
Paços de Ferreira-Sp. Braga, 3-2
Belenenses-Benfica, 1-2
Desp. Aves-Beira-Mar, 0-0
Académica-V. Setúbal, 0-1
E. Amadora-Naval, 0-0
Boavista-Sporting, 1-1

João Queiroz
[email protected]