O campeonato está relançado. A derrota do FC Porto acendeu definitivamente a discussão pelo título e fez soar os alarmes da crise para os lados do Dragão. A terceira derrota em quatro jogos confirmou a quebra de rendimento portista depois da pausa de Inverno e injectou uma boa dose de confiança nos rivais Sporting e Benfica.

À semelhança época passada, o FC Porto volta a entrar mal no novo ano: se com Adriaanse os portistas perderam cinco pontos nos dois primeiros jogos – curiosamente três deles com o Estrela da Amadora–, com Jesualdo Ferreira já foram desperdiçados seis.

Contra a equipa lisboeta, os “dragões”, órfãos da segurança de Pepe e da magia Quaresma, não foram capazes de mostrar que a derrota de Leiria foi um mero acidente de percurso: perderam os primeiros pontos frente aos seus adeptos que, pela primeira vez no campeonato e no Estádio do Dragão, não festejaram qualquer golo.

Motivação era algo que não podia faltar ao campeão após o empate entre o Benfica e o Boavista num jogo em que o guarda-redes boavisteiro William terá feito a melhor exibição da sua carreira com uma mão cheia de intervenções que travaram a senda vitoriosa dos encarnados em casa.

Os desaires dos rivais foram aproveitados da melhor forma pelo Sporting. A goleada imposta ao Nacional – com o avançado Carlos Bueno a assinar quatro golos – significou o regresso da equipa de Alvalade às vitórias e à vice-liderança da Liga, a apenas uma vitória do primeiro posto.

De regresso aos triunfos está também o Sporting de Braga que afundou o Desportivo das Aves na última posição, isolando-se no quarto lugar. Isto porque nenhuma das equipas que lutam por uma vaga na Taça UEFA conseguiu vencer: a Naval foi surpreendida pela Académica e o Marítimo e o Paços de Ferreira empataram nos Barreiros.

A União de Leira também não fez melhor e foi batida pelo Beira Mar. A vitória permitiu aos aveirenses – que já não ganhavam há mais de quatro meses – ultrapassar o Vitória de Setúbal novamente derrotado no seu estádio, desta vez pelo Belenenses.

FC Porto em casa, Sporting e Benfica fora

A Liga volta a parar no próximo fim-de-semana, altura em que se vão disputar os oitavos-de-final da Taça de Portugal. A jornada 18 tem regresso marcado para a semana seguinte e será inaugurada com a recepção do FC Porto à Naval 1.º de Maio, partida que antecede o FC Porto-Chelsea dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Já o Benfica e o Sporting jogam fora: os encarnados visitam o Nacional da Madeira e os “leões” deslocam-se a Paços de Ferreira. Destaque também para o União de Leiria-Sporting de Braga, jogo que pode começar a definir as contas dos lugares europeus.

Resultados da 17.ª jornada

Benfica-Boavista, 0-0
FC Porto-E. Amadora, 0-1
Sporting-Nacional, 5-1
Marítimo-Paços de Ferreira, 1-1
Beira-Mar-União de Leiria, 1-0
Naval-Académica, 0-1
V. Setúbal-Belenenses, 0-1
Sp. Braga-Desp. Aves, 1-0

João Queiroz
[email protected]