O Governo vai apresentar um novo sistema de mobilidade para os estudantes em que as licenciaturas e mestrados obtidos no estrangeiro serão reconhecidos automaticamente, tal como já acontece com os doutoramentos. A medida foi anunciada esta sexta-feira pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, noticia a Agência Lusa.

O novo sistema de mobilidade pretende acabar com o actual sistema de equivalências. “Desde que seja uma licenciatura reconhecida no país de origem será automaticamente reconhecida no nosso país, sem quaisquer equivalências. Esse licenciado terá as mesmas garantias e direitos de um licenciado em Portugal”, explicou o ministro no Parlamento, numa sessão de perguntas.

O regime contempla ainda a simplificação da maneira como as classificações obtidas no exterior são colocadas de acordo com a escala portuguesa e facilita o reingresso no ensino superior para aqueles que o deixaram.

A proposta para um novo sistema de mobilidade está integrada na reforma do ensino superior que o Governo pretende pôr em marcha até ao fim do ano. As novas regras para a mobilidade estarão disponíveis para a consulta pública dentro de semanas e concluídas dentro de meses.

JPN
Foto: Arquivo JPN