As questões económicas podem levantar muitas dúvidas se não se perceber os conceitos principais. O JPN organizou um pequeno glossário da OPA da PT.

OPA (Oferta Pública de Aquisição): proposta de compra de uma empresa por parte de outra. Pode ser amigável ou hostil: amigável, caso a empresa comprada aceite a proposta, por considerar que vai lucrar com a operação; hostil, se a empresa comprada rejeitar a proposta e preferir manter a sua independência. A PT classificou a OPA da Sonae de hostil.

Desblindagem: suspensão das medidas que pretendem impedir uma OPA hostil. Esta suspensão só pode ser conseguida através de votação em assembleia geral, por maioria de dois terços. No caso da PT, está previsto, nos estatutos, que não são contados os votos emitidos por um accionista titular de acções ordinárias (por si ou através de representante, em nome próprio ou como representante de outro accionista) que excedam 10 por cento da totalidade do capital. Ou seja, para a OPA avançar há que aprovar a desblindagem, para que a Sonaecom possa comprar e votar com mais do que os 10 por cento do capital da operadora.

Assembleia Geral Extraordinária: Reunião dos accionistas de uma sociedade para debaterem os temas que considerem oportunos.

Goldenshare (acção de ouro): Acções detidas pelo Estado numa empresa pública, objecto de uma privatização total ou parcial, que lhe conferem direitos especiais, que normalmente incidem sobre decisões de carácter estratégico sobre decisões de carácter estratégico para a empresa, como por exemplo, fusões, aquisições e alterações de estatutos.
No caso da PT, o Estado detém, directa e indirectamente, mais de sete por cento do capital da operadora, com os mesmos direitos dos outros accionistas, e mais de 500 acções “douradas”, que lhe permitem eleger um terço da administração e o seu presidente, vetar decisões estratégicas ou decidir sobre limites de direito de voto. As goldenshares são criticadas pela Comisssão Europeia, que já abriu um processo contra Portugal.

Fontes:
Glossário da OPA do Jornal de Negócios de 2/3/2007
Glossário online de economia e finanças do IAPMEI