Alunos e docentes da UP acreditam no apuramento dos portistas para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Uns acreditam numa vitória histórica, outros esperam um empate no Chelsea-FC Porto desta noite, mas todos prevêm a passagem dos portistas aos quartos-de-final. Alunos e docentes da Universidade do Porto (UP) contaram ao JPN as suas expectativas e os seus prognósticos para o único jogo dos oitavos-de-final entre equipas campeãs nos seus países.

Os que acreditam numa vitória portista apontam, na sua maioria, o 0-2 como resultado final. Pedro Fernandes, da associação de estudantes da Faculdade de Economia da UP, é um deles. Acredita que o FC Porto “vai vencer o jogo” por 2-0, com golos de Postiga e Quaresma”, e até “pode mesmo ganhar o troféu”.

Os menos optimistas, mas ainda assim crentes no apuramento dos campeões nacionais, vêm o FC Porto na próxima eliminatória com um empate a duas bolas. É o caso de Pedro Salgueiro, estudante na Faculdade de Ciências, que prognostica um empate a dois, graças aos golos de “Lucho e Postiga”.

Os alunos da UP reconhecem que ambas as equipas “têm grandes jogadores” e que este jogo vai ser “difícil”. No entanto, quando se pergunta qual é o melhor treinador, todos respondem “o Mourinho”.

Quanto aos docentes, Raúl Vidal, da Faculdade de Engenharia da UP e sócio do FC Porto, foi peremptório quando questionado sobre o resultado do jogo de logo. “O Mourinho vai perder”, disse.

O professor da FEUP acredita numa vitória azul e branca por 2-1, com um “bis” de Postiga e um golo de Ricardo Carvalho para o Chelsea. “Só para chatear o Mourinho”, ironiza.

Vítor Frade, treinador das equipas de formação do FC Porto e professor na área de futebol na Faculdade de Desporto da UP, considera que vamos assistir a um jogo “emocionante” com duas “grandes equipas” em campo.

Para Frade o resultado é “imprevisível”. Apesar dos ingleses serem favoritos, porque já não perdem em casa há mais de um ano, o docente acredita que o FC Porto pode ganhar este encontro e ir mais longe, pois os portistas “já ganharam a Liga dos Campeões com Mourinho”.

Em relação ao perfil dos treinadores que se vão sentar no banco, Vítor Frade considera que é impossível estabelecer qualquer comparação. “Os treinadores são incomparáveis, têm ideias de jogo e técnicas diferentes, e é isso o que faz a riqueza do futebol”, observa Frade.