Entre 29 de Março e 13 de Dezembro, Serralves recebe 12 figuras de relevo mundial nas áreas da filosofia, educação, biologia e pensamento político actuais, no âmbito do ciclo de conferências “Crítica do Contemporâneo”.

“A administração entendeu que era interessante desenvolver Serralves como centro de reflexão e debate, dada a falta de tradição neste domínio”, afirmou o vice-presidente da Fundação de Serralves, Luís Portela, em conferência de imprensa esta terça-feira,

“Recuperar o público fidelizado pela Porto 2001 e repensar a realidade de uma forma crítica – para isso há que pensar o presente, o que é novo nele”, enunciou Rui Mota Cardoso, coordenador do ciclo, que se destina a um público alargado.

Foram convidados pensadores de âmbito internacional “capazes de tornar a realidade legível”. Rui Mota Cardoso acrescentou ainda a intenção de “apanhar o pensamento em estado nascente”. Para isso, espera que os convidados não apresentem só o que já pensaram, mas o que pensam.

Cada painel temático está a cargo de um comissário e de um moderador. António Guerreiro é o responsável pelas conferências sobre política e Guilherme de Oliveira Martins o moderador. Na educação, Manuel Costa assume funções de comissário, enquanto Alberto Amaral modera. António Amorim é o comissário das conferências sobre biologia e Manuel Sobrinho Simões o moderador.

Com os painéis de conferencistas pretendeu-se “convocar o pensamento crítico, trazer pessoas que ajudem à inteligibilidade do presente com o seu pensamento e escolher as pessoas que recuperem um pensamento político que não se dissolva na contingência social, cultural, isto é, que não se deixa alienar por essas contingências”, afirmou António Guerreiro.

Um dos critérios que presidiu à escolha dos conferencistas é o facto de nenhum deles se limitar ao campo de uma disciplina ou saber. “Todos os conferencistas são transdisciplinares”, sublinhou o comissário das conferências sobre política.

Um programa ambicioso

O ciclo de conferências sobre as questões políticas contará com a presença de quatro filósofos de renome internacional: Jacques Rancière, Giorgio Agamben, Giacomo Marramao e Peter Sloterdijk. Eric Mazur, John Jungck, Tom Schuller e William Schmidt são os oradores das conferências sobre educação. As conferências sobre biologia têm Tim Crow, Jaume Bertranpetit, Michael Krawczak e Rosalind Harding como oradores.

O comissário das conferências sobre educação, Manuel Costa, admite que “o desafio é grande”. “A educação está a sair das mãos de quem teoriza a educação”, o que dá origem a novas perspectivas, referiu.

Em relação à afluência do público, as expectativas são altas. Rui Mota Cardoso diz que “a oferta é boa, o programa tem boa qualidade” e “o Porto tem um público capaz e ávido”. António Amorim espera a presença de público vindo de Barcelona e Santiago de Compostela.